Ator ituano integra elenco de espetáculo teatral de renomada companhia paulista

Foto: Ronaldo Gutierrez

O Grupo TAPA apresenta a peça “12 Homens e Uma Sentença”, de Reginald Rose, de 5 a 28 de outubro, às 21h nas sextas-feiras e sábados e às 19h aos domingos, no Teatro Municipal João Caetano (R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino), em São Paulo/SP. O espetáculo possui direção de Eduardo Tolentino e conta agora com o ituano Juliano Mazurchi, ator, diretor e produtor do Teatro Nósmesmos, integrando o elenco.

Juliano contou ao Periscópio que o convite veio através de Adriano Bedin, do Grupo TAPA, que conhece seu trabalho. “Eles estavam remontando o espetáculo para fazer essa temporada, eu tinha acabado de fazer um curso com ele e me chamou para fazer um teste de uma leitura do texto com o diretor, Eduardo Tolentino. Fui até lá e fiz, acabei a leitura e ele me convidou para participar”, relata.

A peça apresenta o seguinte cenário: o destino de um réu acusado de matar o próprio pai está nas mãos de 12 jurados. O veredicto, entretanto, precisa ser unânime, e a persistente dúvida de um dos jurados instaura uma grande discussão sobre o caso. “É uma grande emoção participar desse espetáculo, por ser um dos melhores textos de teatro que já vi, com um dos maiores grupos de teatro do Brasil e com o diretor Eduardo Tolentino, que também é considerado um dos melhores diretores do País”, comenta Juliano sobre a participação na aclamada peça, que sempre foi “muito premiada e muito aclamada devido a um bom texto, bom grupo e ótimo diretor, também muito premiado”.

O Grupo TAPA surgiu em 1974, na PUC-Rio, e reunia alunos de diversos cursos – se chamava Teatro Amador Produções Artísticas (TAPA). A profissionalização ocorreu em 1979 e, sete anos depois, em 1986 a companhia se transferiu para a cidade de São Paulo. Com 35 anos de atividade, o grupo já recebeu mais de 80 prêmios, entre Shell, Mambembe, Molière, APCA, Qualidade Brasil e Governador do Estado. Sua sede fica em um galpão na Rua Lopes Chaves, onde são ministrados grupos de estudos para atores, promovendo pesquisa na área cênica. (Gabriela Prado)