Dois Pontos – 27/10/18
Se na esfera federal as coisas já estão praticamente decididas e Jair Bolsonaro (PSL) deve ser o novo presidente da República, a disputa para o Palácio dos Bandeirantes está mais acirrada. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada na última quinta-feira (25), João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro de 2% – com o tucano à frente numericamente (52% a 48% dos votos válidos). Na escolha para governador, muitos eleitores levam em conta o que será benéfico para a cidade em que moram. No caso de Itu, mais especificamente, ambos podem ser bons, em razão da conjuntura política local. O PTB do prefeito Guilherme Gazzola apoia o atual governador pessebista e o PSDB do ex-prefeito de São Paulo integra a base do governo ituano – tendo como principal nome na cidade o secretário de Governo Rodrigo Tomba, presidente municipal do partido. Ao que tudo indica, será uma disputa voto a voto.
BOATO: Na última quarta-feira (24), pelo WhatsApp, foi propagada a informação de que uma adolescente havia sido vítima de estupro na cidade de Itu. Em pouco tempo a notícia se viralizou, causando indignação e medo nas pessoas, que até relembraram casos recentes do gênero no município.
APURAÇÃO: O Periscópio então apurou os fatos. A reportagem esteve em contato com a Delegacia de Defesa da Mulher, onde constatou que a informação não era verídica, embora existisse uma ocorrência envolvendo uma adolescente na região central da cidade, no mesmo dia.
ESCLARECIMENTO: A jovem, na verdade, foi agarrada pelo braço por um homem, que teria dito que iria usá-la para promover um assalto. No entanto, após chegada da Polícia Militar e encaminhamento para a Delegacia, o homem foi liberado após depoimento, não tendo então praticado estupro e nenhum outro crime, como informou para a reportagem a Delegacia de Defesa da Mulher de Itu.
COMPETIÇÃO: A banda The Show Must Go On – Queen Reviving está participando do concurso “Esse Cover Deu Show”, para tocar no Allianz Park, em São Paulo, no lançamento mundial do filme “Bohemian Rhapsody”, que mostra a história da banda Queen. O grupo conta com a baterista ituana Yara de Oliveira e precisa de votos para chegar à fase final. Para votar, basta acessar goo.gl/uG6fnm.
COMBATE: A cidade de Salto passa a ser a primeira do estado de São Paulo a firmar convênio com o Instituto Biológico de Campinas, que utiliza uma técnica onde um fungo atua no combate ao carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. A atuação será em áreas de parques, adjacências e locais de risco do município.
FESTIVAL: Dia 31 de outubro termina o prazo para as inscrições no VI Festival de Cinema de Itu. Os interessados podem participar do evento, que ocorre de 5 a 8 de dezembro, com curta-metragens. Os melhores serão premiados. As inscrições podem ser feitas através do site www.cinemamundo.com.br.
FILMAGEM: A continuação do longa-metragem de comédia “Os Parças”, que teve a maior bilheteria do cinema nacional em 2017 com 1.600.400 espectadores, está sendo filmado em uma fazenda em Itu. O filme é estrelado por Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirullipa e Bruno de Luca.
CRESCIMENTO: De acordo com reportagem do site InfoMoney, a Heineken – que tem fábrica em Itu – anunciou crescimento de 2 dígitos nacionalmente. A matéria ainda informa que a Ambev, principal cervejaria do Brasil, pode perder 5 pontos percentuais de market share para a marca holandesa.
FUXISCÓPIO
Não é só o Congresso Federal que tem as chamadas “pautas bombas”. Na Câmara de Itu, os vereadores deverão votar em novembro importantes – e polêmicos – projetos, como o das fachadas, o dos “flanelinhas” e o orçamento para 2019. Qual será o posicionamento dos edis?