Desassoreamento da Bacia do Gomes tem primeira etapa concluída pela CIS
Mais uma etapa de obras da Companhia Ituana de Saneamento (CIS) para garantir a tranquilidade do abastecimento de água da população foi concluída. No início do mês de novembro, a autarquia finalizou o desassoreamento da primeira represa da Bacia do Gomes. O processo envolveu a limpeza e remoção de areia, sedimentos e outros detritos acumulados no fundo das represas do sistema, de modo a permitir maior reservação de água. Foram extraídos 6 mil metros cúbicos de material sólido do local. Ou seja, a capacidade de armazenamento do manancial foi aumentada em 6 milhões de litros. O desassoreamento continuará agora na segunda represa. No total está previsto ampliar a reservação em 30 milhões de litros.
A Bacia do Gomes compreende três represas localizadas dentro do condomínio Campos de Santo Antônio, que oferecem suporte ao abastecimento na região central do município. São 50 litros de água por segundo que podem ser captados deste manancial.
“O trabalho da CIS se mantém constante e as obras avançam. No momento, estamos reformando a captação do Fubaleiro – a primeira captação de água da cidade de Itu. Também seguimos com os projetos de melhoria na bacia do São Miguel entre outras novidades que serão detalhadas em breve”, destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.