Mutirão para recuperação de horta acontece sábado em escola na Vila Lucinda

Neste sábado (26), será realizado um mutirão na escola do bairro Vila Lucinda (EE Prof. Priscila de Fátima Pinto). A organização é do Projeto iFazenda – Produção Sustentável de verdade e Espaço Trama. Entre as missões do dia estão a revitalização da hortinha didática; criação do viveirinho para mudas nativas, leguminosas e verduras; instalação do meliponário: abelhas sem ferrão; e plantio de flores para alimentação de abelhas.

A horta, o viveiro e o meliponário darão suporte às atividades interdisciplinares (biologia, química, história entre outras) promovidas pela escola, que busca desenvolver atividades de sustentabilidade (busca de um mundo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso) junto aos alunos.

A introdução de abelhas sem ferrão na área, além de auxiliar no processo educativo da comunidade, é extremamente importante, tendo em vista o risco de extinção da espécie, que poliniza as flores e produz mel, própolis, geleia real, cera e outros produtos.

Por meio de uma abordagem inovadora, a iniciativa busca alternativas sustentáveis (economicamente viável e impacto ambiental positivo) de inclusão da comunidade do entorno da escola, através da geração de renda. Todos estão convidados a participar. Às 8h30, os interessados irão se encontrar no Espaço Trama (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9), partindo às 9h para a escola. O encerramento do mutirão está prevista para as 11h30.

As atividades são uma iniciativa do iFazenda – Rede de Produtores, com apoio da direção da escola, que tem por objetivo criar uma rede de produtores locais, autogerida pelos envolvidos, que tenha como princípios o comércio justo e igualitário, o impacto ambiental positivo e a abundância (em contraponto à escassez), que possibilite a produção e a distribuição de produtos.