Os amigos das madeixas
Você realmente sabe qual é a diferença entre os produtos comercializados como finalizadores do penteado? São tantas opções que não é difícil se perder em meio a protetores, condicionadores, reparadores e defrisantes. E por isso, a escolha errada pode ter várias consequências: fios pesados, sem movimento ou com aspecto oleoso porque foi feita uma mistura indevida, naquela ansiedade de conseguir os fios sedosos e brilhantes.
Os finalizadores, como o próprio nome define, existem para dar aquele toque final à sua produção, mas podem muito bem fazer o efeito contrário e colocar tudo a perder, por isso, nada melhor do que prestar um pouquinho de atenção no que cada um deles oferece.
A melhor maneira de escolher os produtos adequados ao seu cabelo é testar as combinações no dia a dia, assim, quando chegar aquele momento que você quiser arrasar, já saberá direitinho o que usar.
Tudo começa com o shampoo, é claro, porque fios limpos é o primeiro passo. O segundo passo é o condicionador. Mas estes dois não bastam e é aí que começa a “mistureba” de finalizadores.
Os chamados “cremes protetores” têm a tarefa de complementar a hidratação dos cabelos feita durante o banho, além de protegerem contra o calor do secador. Eles também podem ser chamados de creme de pentear, sendo que alguns prometem modelar os cabelos e dar volume. Para saber, tem que ler o rótulo, e com atenção.
Quem tem os fios finos e com pouco volume pode optar pelas formulações em gel; para os cabelos mais oleosos existem as formulações líquidas enquanto que as formulações em creme servem para todos os tipos de cabelos. Se você vai usar o produto pela primeira vez, use em pequenas quantidades, faça o penteado que quiser e observe a reação do cabelo. Assim você aumenta ou diminui a quantidade da próxima vez, lembrando que estes produtos devem ser aplicados sempre em direção às pontas e nunca na raiz dos cabelos.
Falando ainda dos protetores térmicos, alguns deles vêm com agentes defrisantes, ou seja, facilitam a escova e reduzem o volume. Mais uma vez entram em ação as informações da embalagem.
Tem ainda o reparador de pontas que tira o aspecto espigado das pontas dos fios que geralmente são mais secas do que a raiz. Estes produtos também são conhecidos por silicone ou sérum, que formam uma película fina nos fios deixando-os maleáveis e brilhantes, mas merecem atenção na hora de aplicar porque também podem deixar os fios oleosos. Use sempre gotinhas deles e aplique com as pontas dos dedos nas pontas dos fios mais secos. Dica: eles são ótimos quando o cabelo passou por processo químico, como mechas ou luzes que podem deixar as pontas e alguns fios mais ressecados do que os outros.
E as ceras modeladoras? Às vezes são chamadas de pomadas ou texturizadores e são excelentes para deixar os fios exatamente onde você quer que eles fiquem e podem ser aplicadas depois da escova, por exemplo, para arrumar um fio mais teimoso ou destacar aquela onda que você conseguiu fazer com o secador. Quem tem os cabelos mais finos deve preferir as formulações à base de água. No entanto, a aplicação deve ser em pequena quantidade porque senão o cabelo fica com aspecto pesado, parecendo que não foi lavado.
Outro produto famoso na hora do penteado é a mousse. Ela dá volume aos fios e é boa aliada do secador. Para escolher, leve em conta o tipo dos seus fios e leia as indicações da embalagem. Cabelos finos pedem fixação suave enquanto que a forte é indicada para quem tem cabelos grossos. Versátil, a mousse vai bem em cabelos úmidos ou secos. No entanto, os especialistas advertem que quem está com os fios ressecados deve procurar mousse que não tenha álcool em sua formulação.
O que não deveria faltar são os texturizadores em pó. Além de facilitarem o penteado, acabam com o aspecto oleoso do cabelo naquela situação em que é impossível lavar a cabeça e os fios precisam aparecer em forma. Além disso, também podem ajudar a dar volume à cabeleira.
Outros finalizadores
Produtos como laquê e spray de brilho são ideais para a fixação das madeixas. Entenda melhor a função de cada um.
Laquê: Nada mais, nada menos do que o nosso conhecido spray. Que coringa! O spray de fixação coloca qualquer penteado no lugar e ainda mantém o movimento dos fios. Eles existem com vários graus de fixação e, sem sombra de dúvida é a modalidade de finalizador mais usada nos salões.
Spray de brilho: O spray de brilho é ideal para dar acabamento reluzente aos cabelos, proporcionando um aspecto saudável, macio e encorpado dos fios.