Umbandista fala sobre a sua religião na Tribuna Livre da Câmara Municipal

Foto – Reprodução

Na sessão ordinária da última terça-feira (18), o presidente e sacerdote da tenda de umbanda Caboclo Gira Mundo, Luiz Fernando Zonatti, conhecido como Fernando Vira, esteve presente fazendo uso da Tribuna Livre para falar sobre sua religião e destacar a importância do projeto de lei nº 58/2019, de autoria dos vereadores Rodrigo Macruz e Mané da Saúde.

A proposta estabelece a criação da medalha e diploma “Fiori Amantéa e Mícola Corazza”, que visa homenagear pessoas do meio espírita e umbandista da cidade. Os nomes escolhidos para a honraria são de duas pessoas muito ligadas a Itu e que possuem relevante atuação dentro dessas religiões.

Vira, que trabalhou com Dona Mícola, destacou especificamente a importância dela para a religião em Itu. “Numa cidade predominantemente católica, uma senhora de uma família também católica com uma condição financeira boa. Uma senhora branca onde, com a falta de entendimento, umbanda era uma religião exclusivamente de negros. Então branco não podia praticar. E mulher, ainda, no final da década de 1960, não tinha muito voz ativa. Então ela quebra tudo isso e monta seu terreiro”, explicou.

“Se ela não começasse lá atrás como outros – mas ela eu acredito que seja a pioneira –, eu não conseguiria estar presente aqui para falar para vocês sobre isso”. Vira também destacou os gestos de solidariedade, como arrecadações de roupas e mantimentos, promovidos por ela desde a década de 1960, quando iniciou na religião. “Muita gente foi ajudada por Dona Mícola Corazza”.

“Nada mais justo que esse reconhecimento para alguém que simplesmente quebrou com a sociedade e começa um trabalho que geraria muitos frutos no futuro”, declarou.

Macruz disse que a ideia da medalha partiu do vereador Mané da Saúde, após ele apresentar projeto que inclui o Dia da Umbanda no calendário municipal de eventos. “Nós representamos enquanto vereadores todas as coletividades”. Ele questionou a falta de uma honraria para os umbandistas e espíritas.

“É um reconhecimento não só pelo lado religioso, mas pelo lado social e humanitário que os dois tinham”, disse Mané. “Enquanto presidente, essa Casa vai continuar sendo laica para atender a todos, de quaisquer religiões, raça, etnia, classe social porque aqui nós somos a Casa do Povo”, afirmou Givanildo Soares no fim da Tribuna Livre.

Respeito

O umbandista também agradeceu aos vereadores pela oportunidade, destacando que deve ter sido “a primeira vez que dão voz à umbanda de forma relevante”. “Eu não represento a totalidade da umbanda, eu represento o meu terreiro, mas eu falo em nome talvez de muitos umbandistas, e nós agradecemos esse gesto”, explicou.

Vira ainda explicou que a umbanda é 100% brasileira, tendo começado no início do século passado no Rio de Janeiro. “Eu não quero impor; quero oferecer respeito e ser respeitado”, afirmou.

Ele deixou claro os preceitos da religião e disse que a “sujeira deixada nas esquinas” não representa a umbanda. “Um padre pedófilo não representa a religião católica”, explicou. “Uma religião só pode praticar o bem”.

Zonatti também comentou sobre a receptividade que encontrou no Parque do Varvito, onde são realizadas as festividades do Dia da Umbanda, e que jamais faria um evento na Praça da Matriz, em horário de missa. “Nós não queremos criar problema”.

Um comentário em “Umbandista fala sobre a sua religião na Tribuna Livre da Câmara Municipal

  • 04/08/2019 em 23:35
    Permalink

    RAINHA MARIA PADILHA que (Nome dele) nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que na sua mente só tenha a minha presença. Que (Nome dele)
    me procure ainda hoje, AGORA me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá onde (Nome dele) está e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo. Pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija aonde (Nome dele) estiver e o faça querer me dar muito amor, carinho e que queira ficar COMIGO PRA SEMPRE. Que (Nome dele) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU, e que ele tenha olhos só para mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (Nome dele)
    pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (Nome dele) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços. Que (Nome dele) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra mulher que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta a minha falta e venha ao meu encontro e me peça para que eu nunca o abandone. Que (Nome dele)
    queira ficar comigo PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (Nome dele) não durma e não descanse se não tiver a certeza de que estamos juntos, que o corpo de (Nome dele) queime de desejo por mim. Que (Nome dele) fique cego para as outras mulheres e que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar a atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (Nome dele) não consiga nunca mais ter desejo e nem fazer sexo com NENHUMA outra mulher QUE NÃO SEJA EU. Que (Nome dele) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha das sete encruzilhadas com que (Nome dele) sinta-se bem só de ouvir a minha voz E QUE ELE ME DESEJE PRA SEMPRE. Que (Nome dele) sinta por mim um desejo fora do normal como ele nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (Nome dele) nos sete nós de sua saia, e nos sete guizos de sua roupa, somente para mim (Seu nome). Agradeço por estar trabalhando a meu favor e vou divulgar o seu nome em troca desse pedido minha gloriosa Pomba Gira. Maria Padilha traga (Nome dele) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente. Ainda que (Nome dele) resista, que com o seu poder, o coração dele seja só meu. Confio no poder das Falanges da Maria Padilha, Rainha das Sete Encruzilhadas! Sopre o meu nome ( Diga o seu nome) no ouvido dele para que ele me procure hoje. Que (Nome dele) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha, feito uma cobra rastejante, humilde e manso dizendo que me quer para sempre ao seu lado e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (Nome dele) está vindo correndo atrás de mim AGORA! Louco e apaixonado, o mais rápido possível pedindo para ficar comigo PARA SEMPRE, pois somente a minha boca ele terá vontade e prazer de beijar. (Nome dele) você vai me assumir de vez em seu coração. Pomba Gira, Rainha das Sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se tornará. Eu estarei publicando esta oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (Nome dele) fique para sempre comigo. Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome (Diga seu nome) no ouvido de (Nome dele) e ele não conseguirá fazer MAIS nada ENQUANTO não VIER falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas e vou continuar divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito.
    Laroyê Exu, Exu é mojuba!

Os comentários estão desativados.