A arte de ser único
O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados individualmente ou por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.
A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante. Hoje, porém, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros. Em todas as regiões do país é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.
O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos e apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.
“Trabalho artesanal é muito mais que produzir algo com as mãos”
Dedicação ao artesanato
Paulistana de nascimento, Marina Barros chegou em Itu com a família quando tinha 4 anos de idade. E foi na infância que se apaixonou por tecidos. Naquela época, se divertia com a avó materna costurando roupinhas para suas bonecas nas tardes de domingo. Com o passar dos anos, abdicou de sua carreira para dedicar-se exclusivamente ao artesanato. E vem colhendo os frutos.
Em 2011, tornou-se empreendedora no universo da costura criativa, criando peças para as mais variadas necessidades. Atualmente produz em seu atelier utilitários em tecido para facilitar o dia a dia de suas clientes. Para ela, o trabalho artesanal é muito mais que produzir algo com as mãos.
“É estar em sintonia com as clientes, conectando-se afetivamente com elas a fim de identificar suas reais necessidades e oferecer soluções personalizadas”, frisa a artesã, que recentemente participou do programa “Kombina com Bete Ribeiro”, da TV Aparecida. Com carinho e dedicação, Marina Barros costura sonhos e desejos, transformando-os na mais doce e alegre realidade.
O que é costura criativa?
A costura criativa pode ser a customização de peças já existentes ou surgir já no início da confecção, tendo como objetivo um resultado final exclusivo e de uso diferenciado. Esse tipo de costura tem se destacado consideravelmente no mercado, visto que é um bom negócio para quem cria e melhor ainda para quem adquire.
Obter peças únicas com total exclusividade já não é luxo para poucos; basta escolher os materiais certos e, por vezes, fora do comum, soltar a criatividade e produzir lindos modelos. Um corte ou uma costura diferente fazem parte da costura criativa, mas não é só isso. A técnica usa bordados, tachinhas e paetês para tornar o ‘modelito’ diferente.
Sugestões de presentes
O artesanato tem uma vantagem com relação aos produtos industrializados: cada peça é única. Ou seja, tornam-se uma ótima dica para presentear pessoas de todas as idades. Que tal escolher um presente diferente? Confira algumas dicas:
- Kit de avental e touca para culinária;
- Doleira personalizada;
- Kit baby;
- Porta-óculos;
- Flor porta-alfinetes;
- Porta-documentos;
- Estojo rolinho porta pincéis de maquiagem;
- Bonequinha porta papel higiênico.