“A casa de Bernarda Alba” tem nova montagem em Salto
Numa parceria com o Clube do Livro de Salto (CLS), a Cia. Experimental [insira aspas] apresentará no dia 25 de novembro, às 20h, no Teatro Verdi, uma nova montagem de “A casa de Bernarda Alba”, última peça teatral escrita por Federico Garcia Lorca, antes de sua execução durante a Guerra Civil Espanhola. A peça tem adaptação e direção de Carolina Padreca. A classificação indicativa é 12 anos e a entrada é 1 litro de leite.
A iniciativa conta com o patrocínio da escritora Anna Osta, que é uma das fundadoras do CLS e grande incentivadora da cultura. A ideia nasceu de um debate no Clube do Livro de Salto sobre adaptações literárias para cinema e teatro, e da vontade dos integrantes do Clube de se envolverem em ações culturais que ultrapassassem a leitura e discussão de livros.
“Estávamos buscando uma forma de incentivar a participação do CLS em algo cultural quando descobrimos que a Carolina Padreca já desejava montar essa peça. Então, nos unimos a ela para colaborar. Nossa única exigência foi que ‘cobrássemos’ para ingresso um litro de leite para doação à Casa de Belém”, conta Mary Ellen Almeida, mediadora e uma das fundadoras do CLS. Haverá distribuição de brindes do Clube para os 50 primeiros espectadores que chegarem.
O drama “A casa de Bernarda Alba, considerado um clássico de Lorca, narra o processo de luto numa moradia habitada apenas por mulheres. Bernarda Alba, personagem central, é uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas – Angústias, Madalena, Martírio, Amélia e Adela – sob repressão implacável, transformando a casa em um caldeirão de tensões. Com a morte de seu segundo marido, Bernarda impõe um luto de oito anos, submetendo suas filhas à reclusão absoluta.
“Já montei a Casa de Bernarda Alba em 2019, com elenco jovem. Desta vez, com um elenco adulto, será possível um aprofundamento dramático da companhia, pois o texto é incrível”, conta a diretora Carolina Padreca. O elenco reúne as atrizes Michele Torquato, Maria Ivonete Magnanini, Anna Carolina Barleto, Jaqueline Ribeiro, Nicole Gabrielle, Ágata Machado, Alice Schatz, Daniela Gumieri, Leticia Souza e Ângela Spinelli. As canções são da banda O Bando e os figurinos, de Terezinha Mello.
Não percam!!!!