A Garota no Trem
Por André Roedel
Não é todo filme de suspense que realmente pode ser considerado um filme do gênero. Muitos longas-metragens mal surpreendem o espectador, mas são encaixados nessa categoria por falta de outra. Alguns até conseguem surpreender, mas ficam limitados ao clímax. A Garota no Trem definitivamente pode dizer com orgulho que é um legítimo suspense. E dos bons.
Baseado no best-seller homônimo de Paula Hawkins que vendeu mais 1,5 milhão de cópias, o filme prende o espectador até a última cena, fazendo ele se surpreender a cada pequena reviravolta na trama. Tudo isso acompanhado de uma fotografia impressionante, excelentes atuações e uma história cruel e perturbadora sobre solidão, controle e traição.
A Garota no Trem acompanha Rachel (Emily Blunt), uma alcoólatra desempregada que lamenta o fim de seu casamento. Todos os dias, ela viaja de trem para Londres e finge que continua trabalhando. Pela janela, a perturbada mulher observa todos os dias um jovem casal e começa a imaginar sua história, projetando neles o casamento perfeito que não conseguiu ter.
Mas a história de melancolia e depressão vira um thriller psicológico e quase policial quando Rachel vê uma cena estranha e acaba parar no meio de um crime brutal. Com um roteiro não linear, A Garota no Trem vai apresentando, aos poucos, elementos que nos fazem entender toda a trama. E isso faz o filme ganhar um quê de Garota Exemplar, longa dirigido pelo consagrado David Fincher baseado em um também perturbador best-seller de Gillian Flynn.
O diretor Tate Taylor até emula muitos movimentos de câmera e narrativas empregadas por Fincher. Por isso não dá pra dizer muito de seu trabalho, pois ele fica naquela linha tênue da homenagem e da falta de criatividade. Mas a roteirista Erin Cressida Wilson pode ser parabenizada com tranquilidade, pois consegue transpor toda a perturbante história escrita por Paula Hawkins para as telonas – com ajuda da ótima diretora de fotografia Charlotte Bruus Christensen, responsável por frames maravilhosos.
Além de Emily Blunt (que está muito bem), A Garota no Trem conta com um ótimo elenco. Haley Bennet (Megan) e Luke Evans (Scott) interpretam o jovem casal que Rachel stalkeia. Justin Theroux faz o ex-marido da protagonista, Tom. O filme ainda tem um elenco de apoio muito interessante, com três atrizes que fazem (ou fizeram) sucesso na TV: Laura Prepon (de Orange is the new black), Allison Janney (de Mom) e Lisa Kudrow (a eterna Phoebe de Friends).
Se você gosta de um suspense de verdade e perturbador (olha essa palavra de novo…), A Garota no Trem é pedida certa. Porém, recomendo que vá ao cinema de cabeça aberta para uma história surpreendente, cheia de detalhes que podem parecer confusos de início. Espere, sim, por uma história cruel, que prova que o perigo pode morar ao lado.
Nota: 8/10
Ficha técnica:
Direção: Tate Taylor
Produtora: DreamWorks Pictures
Elenco: Emily Blunt, Haley Bennet e Justin Theroux
Duração: 1h53
Censura: 14 anos
Gênero: Suspense