ACADIL celebra 32 anos com nova diretoria e palestra
No último sábado (27/07), os membros da Academia Ituana de Letras (ACADIL) elegeram sua diretoria para biênio 2024-2026, que ficou assim composta: Presidente – Luís Roberto da Rocha de Francisco, Vice-Presidente – Allie Marie Dias de Queiroz, 1º Secretário – Leonardo Augusto de Oliveira Rodrigues da Silveira, 2ª Secretária – Vilma Pavão Folino, 1ª Tesoureira – Fernanda Savioli Scaravelli Pires, 2ª Tesoureira – Gisele de Moura Scaravelli.
Já o Conselho Fiscal e Consultivo está composto de três membros: Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli, Paulo César Garcez Marins e Waldemar Alves de Camargo. A cerimônia de posse dos novos administradores deu-se logo após a eleição, na solenidade comemorativa dos 32 anos de fundação da ACADIL, realizada no Espaço Euclydes de Marins e Dias. Na ocasião o novo presidente enalteceu o papel da diretoria que concluía seu mandato, agradecendo a dedicação da presidente Allie Marie e seus colaboradores.
A cerimônia contou com a participação de diversos acadêmicos que prestaram homenagem póstuma ao advogado Valdemir Barsalini, entusiasta das artes e da cultura ituana, falecido em junho passado, com bela alocução do confrade José Antonio Bertani Marinho.
A comemoração dos 32 anos contou também com a participação do acadêmico Paulo César Garcez Marins, atual diretor do Museu Paulista (do Ipiranga) que trouxe a comunicação “Sessenta anos da USP em Itu”, acerca da relevância de um museu universitário em Itu, citando os diversos estudos realizados a partir do acervo do Museu Republicano Convenção de Itu, que têm contribuído de maneira sensível para uma nova compreensão da história paulista.
A próxima reunião da Academia será aberta ao público, comemorativa dos 190 anos do compositor ituano Elias Álvares Lobo, no dia 10 de agosto.