ACADIL celebra centenário do IBAO em evento

Fachada do histórico prédio do IBAO, que completou 100 anos de existência no dia 28 de outubro (Foto: Divulgação/IBAO)

A Academia Ituana de Letras realizará, neste sábado (30), a partir das 10h, a última reunião de 2024, dedicada a celebrar o centenário do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO), além do lançamento da Revista da ACADIL e a celebração do Dia da Solidariedade Dr. Ermelindo Maffei.

O encontro acontecerá no prédio histórico do IBAO (Praça Conde de Parnaíba, 83, Centro), que também completa 100 anos de inauguração. A primeira parte da reunião contará com um debate sobre a história da educação em Itu no início do século XX e o papel do IBAO no ensino técnico. Participarão os acadêmicos Vilma Folino, Leonardo Silveira e Luís Roberto de Francisco, professores e historiadores.

Na reunião também haverá uma comunicação sobre o trabalho do advogado ituano Dr. Ermelindo Maffei, um dos fundadores da ACADIL, patrono da Cadeira 32 pela acadêmica Allie Marie Dias de Queiroz. Com sua atuação extraordinária em prol da sociedade, Maffei se tornou um exemplo de cidadania e ação cultural, daí a data de seu aniversário ser considerada o Dia da Solidariedade em Itu.

O lançamento da Revista da ACADIL, com trabalhos dos associados sobre letras, literatura, história e memória da cidade fecha um ciclo anual de trabalhos e terá distribuição ao final do evento.

A última parte da reunião será uma visita guiada às instalações do IBAO, edifício planejado pelo escritório Ramos de Azevedo que tem abrigado a escola de artes e ofícios por um século e continua atuante em Itu, mantida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia através do legado de Joaquim Bernardo Borges. 

A Academia Ituana de Letras foi fundada em 1992 e está celebrando, em novembro, 32 anos de instalação. É uma associação cultural sem fins lucrativos formada por trinta e seis escritores. A reunião da ACADIL é aberta ao público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *