Acadil celebra o centenário de nascimento do jornalista ituano Paulino Piotto

Paulino Piotto foi jornalista, carteiro e deputado federal (Foto: Arquivo)

No próximo sábado (04), a partir das 10h, a Acadil (Academia Ituana de Letras) fará uma homenagem ao acadêmico Paulino Domingos Piotto com participação de sua filha, a também jornalista Ana Paula Piotto. O evento é gratuito, aberto a todos interessados e acontece no Espaço “Euclydes Marins e Dias” (Rua Luís Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção).

Nascido em Itu, em 2 de maio de 1924 e falecido em 9 de outubro de 2009, Piotto estudou no Grupo Escolar Convenção de Itu, trabalhou como carteiro e em 1943 mudou-se para São Paulo. Atuou como jornalista, desde 1943, no jornal “A Federação” e correspondente local do jornal “Gazeta Esportiva”. 

Na década de 1990 foi diretor do jornal “República de Itu”. Em São Paulo, frequentou amiúde o Clube de Poesia. Em 1955 cumpriu o mandato de deputado federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). Por muitos anos publicou a revista mensal “Efemérides”, transformada em coluna no jornal “A Federação”. 

Foi eleito para a Academia Ituana de Letras em 1º de dezembro de 1995 para ocupar a Cadeira 29 e realizou o elogio ao patrono, João Tibiriçá Piratininga, em 17 de abril de 1997. É autor do livro “Memória de um Carteiro Antigo”.

Ainda na reunião de sábado, o acadêmico José Antonio Bertani Marinho fará a comunicação “A Luz e a ideias de Platão”. Bertani é graduado em Filosofia e pós-graduado em Psicologia, atua como educador no ensino superior e consultor de comportamento organizacional. Ocupa a Cadeira 22, que tem por patrono o escritor Antonio de Arruda Dantas.

Um comentário em “Acadil celebra o centenário de nascimento do jornalista ituano Paulino Piotto

  • 03/05/2024 em 14:14
    Permalink

    Conheci o Sr. Paulino e ele até foi em minhas Exposições individuais de pinturas. Era uma mente brilhante e gostava muito de conversar sobre diversos assuntos. Uma comemoração merecida.

Os comentários estão desativados.