Acessibilidade é a palavra de ordem na 4ª Conferência Municipal de Cultura
Nos dias 11 e 12 de setembro, no Mercado Municipal, a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas. O prefeito Guilherme Gazzola (PL) esteve na abertura do evento e discursou para os presentes.
Durante o evento, ocorreu também a apresentação do Plano Municipal de Cultura, já referendado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e que seguirá para elaboração de projeto de Lei e aprovação da Câmara Municipal para se constituir enquanto uma lei norteadora das diretrizes da política pública cultural para os próximos 10 anos.
Resultado de um processo de construção que contou com a realização de seis conferências livres, a Conferência Municipal de Cultura consolidou-se enquanto instrumento de participação democrática e efetiva na análise e proposições da política cultural para as três esferas de poder.
E a acessibilidade foi a palavra de ordem da conferência, com os participantes sugerindo propostas diversas para a inclusão de pessoas pretas, LGBTQIAPN+, com deficiência e outras minorias no cenário cultural, seja através de editais específicos para essa parcela da população, seja com promoção de eventos e atividades direcionadas.
A discussão das propostas ocorreu no segundo dia de conferência. Os participantes foram divididos em seis eixos, mas o debate ocorreu em formato de mesa-redonda, com todos podendo sugerir e opinar livremente.
Ainda na ocasião, foram eleitos os seguintes delegados para representar o município na Conferência Estadual de Cultura, que deve ocorrer no fim do ano. Do poder público, foram eleitos Júlia Baldi (que coordenou a realização da Conferência e a construção do Plano Municipal de Cultura), Mário Jorge Vanini, Sabrina Souli (secretária de Cultura) e Silvia de Fátima Lorenzani Sório (secretária adjunta de Educação).
Já da sociedade civil, foram eleitos por aclamação Ailton de Oliveira Gomes, André Roedel, João Paulo Moreira e Sueli Lima Ferreira. A 4ª Conferência Municipal de Cultura também contou com uma palestra do professor Jonas Soares de Souza sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura” e apresentação artístico cultural da Família Awapeiteinju.