Agronegócios rendem certificados para Itu
O prefeito Guilherme Gazzola (PL) recebeu, na última terça-feira (28/02), os certificados de 5º lugar no ranking da Evolução do Ciclo 2021/2022 – Município Agro e de 124º lugar entre os 645 municípios paulistas – prêmio Município Agro. Essas conquistas se devem ao excelente trabalho que o atual governo municipal tem realizado nesse segmento.
Recentemente, a cidade de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Emprego, iniciou tratativas no APL Agrotech e vê possibilidades Metalmecânico, Energias Renováveis e Mestre Cervejeiro. O ingresso no programa APL reflete no desenvolvimento da economia regional e em ganhos em competitividade e escala entre os participantes. Os APLs podem possibilitar, por exemplo, o uso compartilhado de maquinário, a organização de treinamentos e capacitações conjuntas de mão-de-obra com a respectiva divisão de custos.
Participaram da reunião o secretário municipal de Emprego, Olavo Volpato, o coordenador da Sala do Empreendedor e presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Itu, João Januário, o diretor técnico de Divisão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Sorocaba, Luiz Antonio de Proença, o diretor técnico II do Centro de Atividades Administrativas de Sorocaba, Wellington Récio Saraiva da Silva, e o diretor técnico de Divisão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) Regional de Sorocaba, Ricardo Ferrari Silva.
Na oportunidade, também foram apresentadas a proposta de criação do Departamento de Empreendedorismo e Agronegócio que pode auxiliar, inclusive, para firmar convênios e concessões, e documento formalizando o pedido de criação da agência do Banco no Povo na região do Pirapitingui. Houve ainda menção ao programa Melhor Caminho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que visa o desenvolvimento do agro paulista.