Alckmin assina parceria com Itu e Salto para reduzir mortes no trânsito

Ações voltadas à segurança viária serão estudadas pelos técnicos. Outras 13 cidades também foram beneficiadas

 

Itu e Salto foram algumas das 13 cidades beneficiadas pelo convênio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito assinado pelo governador Geraldo Alckmin na última quarta-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes. O programa do Governo do Estado tem como objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020.

O convênio visa fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito. “Esse dinheiro vai ajudar a salvar vidas, evitar acidentes, melhorar a infraestrutura e educar para podermos avançar mais”, comentou Alckmin.

 

Medidas

Com o início da parceria serão realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Além disso, nesses municípios, é proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito, com representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (como Polícias Militar e Civil, SAMU e Detran.SP) com o objetivo de promover análises e levantamentos de causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

Segundo o INFOSIGA-SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas, apenas nessas 13 cidades, 542 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2016, sendo a maioria homens (78,97%).