Almeida Junior conquista o 1º lugar entre escolas de Itu no ENEM de 2015
Instituição obteve a classificação pela segunda vez consecutiva. Entre as escolas estaduais, “Berreta” obteve o melhor desempenho
LUCAS GANDIA
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira (4) as notas e os desempenhos de todas as escolas do Brasil que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2015. Em Itu, os alunos do Colégio Almeida Júnior obtiveram a melhor pontuação pelo segundo ano consecutivo. Na rede estadual, o melhor desempenho foi o da EE “Professor Antonio Berreta”.
Líder pela terceira vez, o Colégio Almeida Júnior ficou com média geral de 623 pontos. Quarto lugar em 2014, desta vez o Colégio Divino Salvador subiu para a segunda classificação, com 618 pontos de média.
Com queda de uma posição, o Colégio Cidade de Itu (Anglo) ficou em terceiro colocado em 2015, com média de 613 pontos. Já o quarto lugar foi obtido pelo Colégio Sistema (Etapa), que subiu um lugar no ranking, com média de 594 pontos.
Subindo três posições em relação a 2014, o Colégio Integrado Monteiro Lobato conquistou a quinta colocação no ano passado, com média de 591 pontos. Já o Colégio Mère Marie Theodore Voiron (Objetivo) se manteve no sexto lugar, com média 577.
O Instituto Borges de Artes e Ofício (IBAO) e o Centro Educacional SESI ficaram em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, com médias de 559 e 537 pontos. Entre as escolas estaduais, os alunos que obtiveram as melhores pontuações no ENEM de 2015 estudaram na EE “Professor Antonio Berreta” e na EE “Pery Guarany Blackman”, com médias gerais 515 e 511.
Desempenho
Para a direção do Colégio Almeida Júnior, o resultado obtido no ENEM ressalta o nível do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola, que conquistou o 1º lugar entre todos os colégios de Itu e Salto.
Segundo o diretor da instituição, Claudio Pascale, apesar de ser a terceira vez que o colégio se classifica em primeiro lugar no ranking da cidade, a felicidade é ainda maior por ser o primeiro colocado pela segunda vez consecutiva. “Ficamos muito felizes, mas temos que agradecer aos professores, à coordenação e principalmente aos alunos pelo excelente desempenho”.
O exame
Os dados do Inep abrangem resultados de 14.998 escolas de todo o país. O exame foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.
A partir de 2009, a prova passou a ser utilizada também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.