Aluno do CEUNSP recebe prêmio nacional de cinema
Curta metragem, criado por Cadu Rosenfeld, como trabalho de conclusão de curso foi destaque a nível nacional
O aluno Cadu Rosenfeld, formado do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), acaba de receber um prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia, considerado o mais importante do mercado audiovisual. O curta metragem “Terra Roxa”, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso na universidade, foi agraciado com o prêmio de melhor direção de fotografia na categoria de produção estudantil, no último dia 13 de maio.
O Prêmio ABC é a principal premiação de categorias técnicas do audiovisual brasileiro. Conferido pela Associação Brasileira de Cinematografia, que reúne alguns dos melhores diretores de fotografia do país como Walter Carvalho, Lauro Escorel e Carlos Ebert, este é um dos mais importantes reconhecimentos para a área de direção de fotografia. “Para o Cadu isto significa ter o trabalho avaliado positivamente por grandes nomes da área e, com isso, ele certamente terá uma visibilidade significativa na inserção no mercado” explica a professora Fernanda Cobo, coordenadora de Cinema, Fotografia e Rádio e TV do CEUNSP.
“Ganhar essa premiação foi uma experiência surreal. É o maior prêmio da área no Brasil, então ter esse tipo de reconhecimento pelo seu trabalho logo no início da carreira é muito motivador. Te dá certeza de que você está trilhando pelo caminho certo” conta o ex-aluno da instituição Cadu Rosenfeld.
Inspirado em fatos reais “Terra Roxa” é uma obra de ficção que conta a trajetória de Josué, trabalhador rural que possui uma vida simples ao lado de sua família, e da namorada Maria, que está grávida. Durante uma tarde, ele é brutalmente ferido e sua namorada violentada e assassinada em sua frente. Josué consegue sobreviver, mas desolado com o trauma e a perda da mulher e do filho, procura vingança.