Alunos da zona rural de Itu sofrem sem transporte escolar

Problema tem causado preocupação e transtorno a moradores do Bairro Taquaral. Prefeitura afirma que situação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino

Lucas Gandia

Desde que providenciou a matrícula de sua filha na Escola Estadual Bene Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, no final de 2015, Luciana Chaves do Prado Lisboa tem encontrado burocracias e dificuldades para viabilizar o transporte escolar da adolescente. Moradora do Bairro Taquaral, na zona rural de Itu, a dona de casa afirma que a adolescente ainda não pisou na sala de aula em 2016.

Quando ingressou no Ensino Fundamental II, no ano passado, Bianca do Prado Lisboa, 12 anos, foi encaminhada à Escola Estadual Professor Anthenor Fruet (CAIC), no Bairro Cidade Nova, respeitando os critérios de proximidade entre a instituição de ensino e a residência dos alunos, estabelecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Insatisfeita com a qualidade do ensino e a estrutura do local, a mãe da adolescente decidiu que a filha cursaria o 7º ano na Escola Estadual Bene Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, também situada no Cidade Nova.

A dona de casa afirma que não imaginava as preocupações que a mudança traria à família. “Nós moramos em um sítio e não temos condições de levá-la ao colégio; também não há ônibus circular que passe em nosso bairro nos horários compatíveis às aulas”, relata Luciana.

A mãe da estudante ainda afirma que a decisão foi tomada porque, desde o ano passado, uma van fretada pela Prefeitura de Itu tem levado outros jovens da vizinhança à nova escola da filha. “Apenas dois adolescentes usam essa van, mas argumentam que outros alunos não podem utilizar o transporte se não possuem autorização. Na nossa cabeça, se há vagas poderíamos usar também”, ressalta.

Reivindicação
Em função da falta de transporte, Bianca ainda não iniciou os estudos deste ano. As aulas da rede estadual de ensino, no entanto, começaram no dia 15 de fevereiro. De acordo com Luciana, sua filha não é a única que tem passado por esse problema no Bairro Taquaral. “São mais cinco famílias na mesma situação. No desespero, alguns pais estão revezando pra levar e buscar os filhos na escola, mas não tenho condições de fazer isso”, pondera.

Inconformados, os responsáveis decidiram cobrar providências do Poder Público. “Primeiro buscamos resposta na Prefeitura, que apenas disse que não tinha como fornecer esse transporte, porque nos não tínhamos direito. Decidimos fazer um abaixo-assinado e o encaminhamos ao Ministério Público”, explica Luciana.

Empurra-Empurra
Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura de Itu confirma que possui um convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para atender o transporte de alunos da Rede Estadual de Ensino, mas não assume a responsabilidade dos problemas na zona rural. “O Departamento Técnico de Transporte da Secretaria Municipal de Educação apenas cumpre uma decisão de demanda estabelecida e encaminhada pela Diretoria de Ensino de Estado à Prefeitura, não tendo autonomia para alterações”, informa.

Por sua vez, ao ser indagado pelo JP, o dirigente regional de ensino da região de Itu, Prof. Anivaldo Roberto de Andrade, ressaltou que, “diante do relatado, e, em especial a indicação de que existem lugares disponíveis na van que transporta alguns alunos para a EE. ‘Benê T. da F. A. Gurgel’, basta que os interessados se dirijam até a Unidade Escolar, retirem o impresso próprio, e que, após devidamente preenchidos, sejam entregues no setor competente da Prefeitura da Estância Turística de Itu”.