Aos 78 anos, Zezé Enfermeiro falece em Itu

Às 13h da última terça-feira (12), faleceu em Itu, aos 78 anos, Luiz Gonzaga Mendes Galvão. Mais conhecido como Zezé Enfermeiro, ele se tornou conhecido na cidade por suas múltiplas atividades, seja na área da saúde, no cuidado com os animais, na política ou nas tradições culturais. Zezé sofria de hidrocefalia e já havia realizado duas cirurgias em decorrência desse problema saúde.

Ao lado de Edson Campos, Zezé foi o primeiro enfermeiro a trabalhar no Pronto Socorro de Itu. Além disso, ainda atuou como chefe da farmácia da Santa Casa de Misericórdia de Itu, onde por muitos anos também exerceu importantes papéis na manutenção do hospital e, consequentemente, na saúde da cidade.

Muito querido e respeitado em Itu, Zezé também era conhecido por se dedicar aos animais, sobretudo aos cavalos. Esse foi um dos motivos que o levou a acompanhar as tradicionais romarias de Itu a Pirapora do Bom Jesus. Além de ter experiência no tratamento dos animais, ele prestava assistência aos cavalos que necessitavam de cuidados durante as viagens.

Ao lado do seu primo, o artista plástico Nicolino de Francisco, Zezé também era conhecido por participar da montagem do famoso “Presépio do Bom Jesus”. Além de ter mantido a tradição natalina dentro da própria casa, ele realizou a montagem de presépios na Santa Casa de Itu e nas residências de outras famílias ituanas.

Zezé ainda participou da cena política da cidade, com três passagens pela Câmara de Vereadores: de 1989 a 1992; de 1993 a 1996; e de 2001 a 2004.

O corpo de Zezé Enfermeiro foi velado no plenário da Câmara Municipal. O sepultamento ocorreu na manhã de ontem (13), no Cemitério Municipal de Itu. Ele deixa esposa, Ruth Colin Mendes Galvão, e dois filhos, Adriano e Beto.