Apesar de mananciais apresentarem recuperação, CIS mantém rodízio sem alterações
A CIS – Companhia Ituana de Saneamento – divulgou no início desta semana, que as chuvas que caíram na cidade neste mês de outubro ajudaram a recuperar os mananciais que abastecem Itu, porém os índices seguem abaixo da média histórica e ainda são insuficientes para a operação com capacidade total de reservação de água.
Além disso, como as previsões para 2022 não otimistas com relação aos índices pluviométricos, de acordo com a autarquia, o rodízio será mantido sem alterações.
Atualmente, segundo a CIS, as represas operam com 55,8% da capacidade média. Os Sistemas Mombaça e Pirajibu, captações que não secam inauguradas pela CIS, operam com capacidade máxima. Confira os números: Pirapitingui (ETAs Portal do Éden e Hospital) –
Bacia do Pirajibu (captação que não seca): 99%, Bacia do São Miguel / Varejão: 80%, Bacia do São Miguel: 50%; Central (ETAs Itaim e Rancho Grande):Bacia do Mombaça (captação que não seca): 99%, Bacia do Itaim: 40%, Bacia do Braiaiá: 35%, Bacia do Taquaral / Pirapitingui: 30%, Bacia do Gomes: 20% e Bacia do São José: 20%.