Após chuvas, mananciais da cidade operam com 65% da capacidade

Mombaça terá linha 02 que, segundo a CIS, resolverá a demanda de água necessária em Itu (Foto: Divulgação/CIS)

A semana do dia 26 a 30 de setembro foi marcada por chuvas fortes em dias seguidos no município de Itu, o que trouxe alívio aos mananciais que abastecem acidade. Segundo a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), os reservatórios atualmente estão operando em média com 65% de sua capacidade.

A CIS opera na cidade com nove mananciais e, segundo a própria, desde o mês de agosto estava operando com média de 35%. “O retorno das chuvas permitiu recuperação de represas com índices mais críticos”, afirma.

A autarquia informou, ainda, que mesmo nos momentos mais críticos da estiagem não houve rodízio de abastecimento de água na cidade. “Não tivemos rodízio no abastecimento de água este ano”, concluiu a CIS por meio de sua assessoria.

A afirmação, no entanto, é contestada por moradores da cidade. Rafael, do bairro Altos de São José, afirmou que faltou água na última quinta-feira. “Mas nunca foi dado um motivo oficial”, completou o morador.Thiago, do bairro Cruz das Almas, acredita que os reservatórios se recuperaram com essa intensidade de chuvas e que o problema seja resolvido.

“A expectativa é que os reservatórios encham e que não haja falta de água como estava tendo.Teve dia que a gente passou o dia inteiro sem água, aí no outro dia vem água das seis horas da manhã e acaba às oito. Não tem como saber quando, nem por quanto tempo, entendeu? Lá em casa é assim que funciona. Aí, desde anteontem está vindo água todos os dias, eu acho que é por causa das chuvas”, explicou o morador.

 Um dos problemas mais apontados pelos moradores é a falta de comunicação da CIS.“Nunca recebi nenhum comunicado e o app é péssimo. Não funciona direito”, afirma Thiago. Rafael também relata o mesmo problema.“A CIS nunca se comunicou com a minha família ou ninguém do meu bairro que eu saiba, falta muita comunicação da parte deles”.

A companhia, no entanto, anuncia seus projetos futuros. Segundo a CIS, “com início das obras previsto para 2023, a Linha 02 do Sistema Mombaça chegará para resolver a demanda de água necessária para Itu. O principal aporte de abastecimento da população ituana hoje já é o Sistema Mombaça. A captação, inaugurada pela CIS em 2018, não seca durante períodos de estiagem e agora será capaz de fornecer água suficiente para toda a região central de Itu. Uma segurança já conquistada na região do Pirapitingui desde 2020, com a entrega do Sistema Pirajibu.”

Texto e reportagem: Felipe Sinhá