Após notificações e multas, empresas de transporte público trazem 14 ônibus a Itu
A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, notificou e multou as concessionárias do transporte coletivo municipal da cidade, as viações Avante e Itu, por uma série de problemas denunciados pelos usuários e constatados pelos fiscais públicos. Em contrapartida, as empresas estão trazendo 14 veículos seminovos para a frota.
As informações foram reveladas com exclusividade ao Periscópio pelo responsável pela pasta, Hércules Ferrari Domingues da Silva – no cargo há pouco mais de dois meses. Segundo o secretário municipal, isso se trata de um trabalho progressivo que vem sendo feito na referida área.
“Nós não resolvemos de uma hora pra outra que iríamos aplicar multas na empresa de ônibus”, declarou, mostrando documentos de que a concessionária já recebeu quatro advertências neste ano, baseadas em denúncias de munícipes. “São várias reclamações, mas principalmente por atraso de ônibus”, informou ao lado do diretor Hélio Tomba. Porém, mesmo com as notificações, as tratativas com as empresas ficaram piores, de acordo com Hércules.
“Nós pedimos que voltasse o horário normal, porque eles estavam praticando horário de férias. O Guilherme (Gazzola, prefeito) já pediu para acabar com isso. Só que eles não voltaram e, com isso, nós aplicamos quatro notificações no valor total de 12.500 UFMIs, que dá aproximadamente R$ 26 mil”, disse. Anteriormente as viações já haviam pago multa, totalizando R$ 30 mil neste ano.
As viações, então, comunicaram a aquisição de 14 ônibus seminovos, de 2014. “Para se ter um comparativo, nós tínhamos ônibus 2002 e 2003. Então, esses ônibus 2014 vão substituir esses veículos antigos”, avisou o secretário. Hoje, a frota de ônibus de linha está em cerca de 80 veículos, com 60 deles sendo usados diariamente.
Hércules fez uma visita esta semana à garagem da Viação Avante/Itu para constatar as condições desses ônibus seminovos que vieram. “São ônibus que estão em boas condições, mas que precisam receber um tratamento. E todos eles estão sendo reformados completamente”, disse. Os veículos, segundo informado, são todos acessíveis para pessoas com deficiência e contam com ar-condicionado.
“Eles não fazem parte da nossa exigência de carros novos, mas a empresa comprou esses ônibus para melhorar imediatamente alguma coisa. O objetivo é esse: que a população tenha uma melhora no atendimento imediatamente. Só que a gente está esperando deles também para que eles (empresas) nos apresentem uma proposta de compra de carros novos para os próximos dois anos”, prosseguiu.
Reivindicações
Além da solicitação de compra de veículos novos e a volta para o horário antigo, Hércules fez novas reivindicações. Entre elas estão a melhoria na limpeza dos carros e o efetivo funcionamento do aplicativo “Meu Ônibus”, anunciado ano passado mas que ainda não estava totalmente difundido e operacional. A expectativa é que a partir de 1º de setembro o app (que pode ser encontrado nas principais lojas, como o Google Play) comece a funcionar em sua plenitude.
“Eu não vou me furtar a minha obrigação, de exigir o que tem que ser exigido”, disse o secretário. “A gente entende que às vezes algumas coisas podem demorar um pouquinho, mas as coisas têm que acontecer. Por exemplo: esse aplicativo já era para estar no ar há muito tempo”, declarou. O contrato com a empresa de ônibus vai até 2021. O Periscópio entrou em contato com a empresa de ônibus para comentar a aquisição dos veículos seminovos, porém, através do diretor de comunicação Paulo Barddal, declarou que “estamos ultimando os preparativos e no momento oportuno, falaremos a respeito”. (André Roedel)
Só precisa o Dpto de Transito , fiscalizar apos a vinda deste onibus, pos no passado existiam onibus articulados com TV e Ar condicionado e depois sumiram …. vamos ficar atentos …!!!
a viação itu não esta cumprindo os horários de ônibus ,tem motorista saindo antes do horário estabelecido principalmente na linha potiguara -santa laura ,o horário de sáida é 18:00 o motorista sai 17:55 todos dias quem sai do serviço as 18:00 horas tem que ficar no ponto até o próximo vir as 18:40 a prefeitura precisa melhorar a fiscalização