Argentina ou França, quem será tricampeã da Copa do Mundo?
Neste domingo (18), a partir das 12h (horário de Brasília), o planeta vai conhecer a seleção que levantará a Copa do Mundo da FIFA. Em campo, no Estádio Lusail, em Lusail City, no Catar, Argentina e França lutam para vencer pela terceira vez.
Os argentinos foram campeões em 1978 (em casa) e 1986 (no México) e os franceses venceram em 1998 (em casa) e 2018 (na Rússia). Em caso de vitória francesa, essa será a terceira seleção na história a ser campeã em duas edições seguidas. As outras foram Itália em 1934 e 1938 e Brasil, 1958 e 1962.
Está em jogo, também, a disputa para se conhecer o craque da Copa, entre Lionel Messi e Kylian Sanmi Mbappé Lottin. Se por um lado os argentinos cresceram jogo a jogo durante a competição, por outro os franceses, lutando contra vários desfalques, buscam superação.
Esses são ingredientes que tornam essa grande final simplesmente espetacular. Para os brasileiros, que terão de ver a final de longe, fica uma mistura de sensações, principalmente no caso da Argentina, uma vez que a rivalidade é histórica, mas ver Messi finalmente ser campeão mundial – e essa poderá ser sua última oportunidade – mexe com muita gente.
Desde o início da competição o Periscópio manteve contato com torcedores de Itu que de alguma forma têm raízes com países estrangeiros. Agora, na véspera da grande final, Vincent Menu, 51 anos, e Paulo Victor Sorrentino, 31, estão radiantes.
Eles definiram em poucas palavras por que suas seleções vencerão. Segundo Vincent, “como falei, eu vibro muito mais para o Brasil que para a França na Copa e estou ‘quase’ torcendo para a Argentina, ou melhor para o Messi. Acho que seria merecido ele concluir a carreira com um título”.
Ele, entretanto, aflora as raízes dizendo que “ainda acho que a França será campeã, porque não jogou bem contra Marrocos e vai entrara na final ‘mordida’, querendo mostrar mais. Já a Argentina fez o melhor jogo contra a Croácia e pode entrar com excesso de confiança”.
Por outro lado, Sorrentino é enfático: “acredito que pela energia, união e o futebol demonstrado pela Argentina nos jogos da Copa, fica nítido que podemos ser tricampeões neste domingo”. Ele conclui ressaltando que “outro fato é por ser a despedida de Messi em Copas, acredito que ele dará seu máximo até a última gota de seu dom para levar o título para casa”.
O Periscópio questionou a Vincent por que Mbappé será o craque da Copa e ele foi claro: “ele tem chances de ser o artilheiro desta edição e é um dos raros talentos que tem a capacidade de desequilibrar a partida. Ele tem mais umas três Copas pela frente e estamos vendo apenas o começo do que será o legado dele para o futebol”. Sorrentino, por seu lado, foi curto e direto ao dizer por que Messi será o craque da Copa: “pois ele é o melhor do mundo”.
Finalmente e quase que surpreendentemente, o “francês” Vincent Menu deixou uma frase emblemática: “o Messi deve encerrar sua carreira na seleção argentina e confesso que ficaria muito feliz por ele, se voltasse do Catar com um título”.
Isso mostra que, acima de tudo, acima das rivalidades, o que é mais bonito é a torcida pelo bom e verdadeiro futebol, independente de cores, idiomas e credos. É muito triste quando se vê muitas pessoas mais pobres de espírito que acabam misturando alhos com bugalhos e acabam até torcendo contra a própria pátria por conta de outras questões…