Artista ituana expõe obras em mostra internacional de arte naïf
Pela segunda vez consecutiva, a artista ituana Márcia Nunes expõe na MITC – Mostra Internacional Totem das Cores, maior exposição de arte naïf contemporânea da atualidade, que abre no dia 6 de setembro no Museu Municipal de Socorro e segue até 5 de outubro. O evento é realizado em coordenação com a programação do 10° EMACS – Encontro de Música e Artes da cidade, que atende mais de 500 alunos gratuitamente.
A MITC tem a proposta de fomentar as artes visuais brasileiras em geral e a arte naïf em particular, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação de sua produção e, na perspectiva de incentivar a diversidade, promovendo seu intercâmbio com outras estéticas e culturas.
Os artistas que participam da Mostra foram selecionados pelos co-curadores por meio de edital público. Ao lado deles, estão artistas convidados nacionais e internacionais, e a participação de cinco coletivos e um grupo, que visam novas formas de ação no mundo.
É inserida nessa grande festa de todas as cores que Márcia Nunes apresenta sua obra na Mostra Internacional Totem das Cores, ao lado de artistas consagrados nacionais e internacionais. O evento terá mais de 150 artistas nacionais das diferentes regiões do país, e 32 internacionais de países como Portugal, França, Itália, Chile, México, Cuba, Bulgária, Romênia, EUA, entre outros.
Na equipe conceitual que trabalha na realização da MITC destaca-se a liderança feminina do grupo, reforçando o compromisso da Mostra com a diversidade, tendo Marinilda Boulay, artista, curadora e pesquisadora como coordenadora geral, Lina Bandiera, com a qual Marinilda divide a direção artística do evento, e os três co-curadores: Antonio do Nascimento, Percival Tirapeli e Romildo Sant’Anna, que com muita experiência e competência estão à frente da escolha dos artistas que compõem a MITC deste ano.
A programação do evento é inteiramente gratuita. Durante o mês de duração da MITC, uma intensa programação é proposta aos visitantes como rodas de conversa-debate de ideias, oficinas, performances, diferentes espetáculos e shows como o do acordeonista Toninho Ferragutti no dia 7 de setembro, às 21h, na Praça da Matriz de Socorro.
Arte Naïf
Arte naïf é um termo usado para designar um tipo de arte popular e espontânea. A palavra naïf é uma palavra francesa que tem como significado algo que é “ingênuo ou inocente”. Possui características baseadas na simplificação dos elementos e costuma exibir grande quantidade de cores, valorizando a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo.
Geralmente é produzida por artistas autodidatas, ou seja, que não possuem conhecimento formal e técnico de arte, mas que exibem produções em que outros princípios são considerados, como a autenticidade.