Artistas de Itu expõem em Sorocaba e Indaiatuba

O casal de artistas Ana Cris Rosa e Marco Gonçalves (Foto: Divulgação)

Duas exposições coletivas programadas para esse fim de ano recebem os artistas de Itu Marco Gonçalves e Ana Cris Rosa. A primeira delas, chamada “Corporeidades”, foi aberta na última quarta-feira (12), na Casa da Elza, um espaço privado dedicado às artes inaugurado há quatro meses em Sorocaba. Cerca de 70 pessoas passaram pelo evento de abertura, entre artistas, amigos e autoridades locais.

A coletiva, que fica aberta até 20 de dezembro, reúne trabalhos de cinco artistas – além de Marco e Ana Cris, Lauren França, Fernanda Monteiro e Gil, os três residentes em Sorocaba – cujo tema é o corpo. “As representações do corpo na arte cumpriram papéis importantes, como promover certos padrões de beleza e indicar o lugar que homens, mulheres, brancos, pretos, camponeses deveriam ocupar na sociedade, segundo o projeto das elites. Essa exposição aborda dramas do corpo na contemporaneidade: o envelhecimento, o desejo, a memória e o incômodo diante de padrões artificiais de beleza, por exemplo”, explica Marco, que assina o texto crítico da exposição. A Casa da Elza fica na Rua Dr. Nogueira Martins, 284, Centro, Sorocaba. As visitas devem ser agendadas pelo Whatsapp (15) 99788-3326. A entrada é gratuita.

Já em Indaiatuba, os dois artistas de Itu vão integrar a exposição “Páginas Nômades” ao lado do artista local Bruno Barnabé e da artista sorocabana Fernanda Monteiro. A coletiva ocupará uma das salas do Casarão do Pau Preto, um museu municipal instalado em uma antiga construção bandeirista, oficialmente tombada.

Programada para abrir dia 1º de dezembro, às 19h, a coletiva vai ocorrer paralelamente ao 11º Salão Anual de Artes Plásticas de Indaiatuba, cuja abertura ocorre no mesmo dia e horário. “‘Páginas Nômades’ é uma exposição itinerante, que tem o livro e seus componentes como tema de trabalhos de artes visuais. Sua primeira montagem ocorreu em Itu, em 2023, e depois passou por Piracicaba e Americana”, esclarece Marco Gonçalves, que idealizou a exposição. Com entrada gratuita, a coletiva fica aberta ao público de segunda a sexta até o fim de janeiro. O Casarão do Pau Preto está localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *