As mudanças que o avanço tecnológico causou na profissão dos professores

Por Gustavo Moraes

O avanço da tecnologia causou muitas mudanças no mundo que conhecemos. Muitas profissões deixaram de existir, outras surgiram, mas a maioria passou por um processo de readaptação causado diretamente pelo avanço da tecnologia. Na área do ensino não foi diferente: novas ferramentas, novos procedimentos, novas possibilidades e desafios. Muitas coisas mudaram nessa nobre profissão.

Michelle Fernandes leciona há 20 anos e como professora presenciou algumas das mudanças que a tecnologia causou. “Quando iniciei a carreira em 2003, a tecnologia ainda não era uma realidade e o celular ainda não tinha todos os recursos disponíveis e de fácil acesso como se tem hoje. Além disso, o computador era caro e a internet discada, o que demora muito para estabelecer uma conexão. E assim, a maioria dos processos e/ou documentações eram realizadas de forma manuscrita, como por exemplo, o diário de classe. Hoje ele é disponibilizado dentro de uma plataforma e não mais escrito à caneta”, explica. Outra questão apontada pela professora é a rapidez das informações.

“Durante as aulas, podemos realizar tour virtual e trazer a experiência de conhecer um museu, de visitar um lugar e até mesmo, criar um espaço de comunicação, que pode promover debates e/ou discussões que favorecem a aprendizagem dos estudantes, além de criação de jogos, gamificação, entre outros elementos que não eram comuns. Além de entrevistas com profissionais via chamada de vídeo de forma síncrona”, completa.

Lidiane Brenand leciona há mais de 6 anos e como professora presenciou algumas das mudanças que a tecnologia causou em sua profissão. Para ela, um grande expoente da evolução da tecnologia são os celulares. O Brasil é o quinto pais com maior número de usuários de smartphones, como revela o levantamento realizado pela plataforma CupomValido, com dados da The World Bank e Statista. Sendo assim, é difícil imaginar que os alunos não estejam com os aparelhos durante a aula.“Em artes, nós fazemos muita apreciação, nós usamos essa tecnologia, o material vem para nós através de QR Code, acho que ele é uma ferramenta que ajuda o aluno a ampliar o conhecimento dele, com organização, pesquisa, ao meu ver é uma ferramenta que agrega muito em sala de aula, então não o vejo como um inimigo”,diz Lidiane.

Outro ponto que está altamente ligado a evolução da tecnologia é a ascensão das Inteligências Artificiais, Michele afirma que em relação a IA, são maravilhosas as possibilidades de utilização para aprendizagem, mesmo porque é possível, por exemplo, até a montagem de uma sequência didática para o ensino. “Entretanto, o docente precisa ‘colocar a cara dele’, no sentido da adaptação para o contexto da aula, mesmo porque, o ser humano e as relações interpessoais estabelecidas na convivência em sociedade são insubstituíveis”,finaliza.

É importante destacar como a profissão de professor conseguiu se adaptar aos novos tempos e utilizar as novas ferramentas que surgiram de maneira exemplar, extraindo o melhor delas e fortalecendo essa profissão tão nobre e antiga.