Autoridades vistoriam obras do Serviço de Oncologia Amaral Carvalho em Itu

No serviço, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2026, será oferecido apoio aos pacientes de Itu, principalmente, no serviço de quimioterapia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Na última terça-feira (14), o prefeito Herculano Passos (Republicanos), os representantes da Fundação Dr. Amaral Carvalho, Mário Auler (diretor de Expansão) e Dr. João Guilherme de Almeida Prado Franceschi (diretor de Relacionamento), e os secretários municipais Carlinhos Bertagnolli (Esportes) e Thiago Maia (Obras e Engenharia) vistoriaram as obras do Serviço de Oncologia Amaral Carvalho em Itu, que funcionará em uma ala da Santa Casa.

A implantação do Serviço de Oncologia está sendo executada com recursos próprios do município na ordem de aproximadamente R$ 2,4 milhões. No referido Serviço, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2026, será oferecido apoio aos pacientes de Itu, principalmente, no serviço de quimioterapia.

O acesso às consultas com brevidade é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer, o que aumenta as chances de cura. A instalação do Serviço de Oncologia em Itu evitará o deslocamento de muitos pacientes até Jaú, distante 250 quilômetros de nosso município, onde atualmente realizam o tratamento oncológico.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, anualmente em média 700 pessoas de Itu se deslocam para esse tipo de tratamento em Jaú, onde está instalado o Hospital Amaral Carvalho, que é referência nacional em oncologia e hematologia e maior centro de transplante de medula óssea (TMO) na América Latina.

A estrutura física da Santa Casa permitiu a antecipação do atendimento oncológico ambulatorial e quimioterápico na rede municipal de saúde em Itu, antes da instalação da unidade própria do Hospital Amaral Carvalho a ser construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *