Avaliação e medicações oferecem qualidade de vida a pacientes oncológicos

Clínica de Itu especializada no tratamento da doença demonstra que os pacientes não precisam conviver com a dor

Texto Cancer - Neo Itu

A dor é, provavelmente, o sintoma mais temido pelos pacientes diagnosticados com câncer. A maioria delas pode ser diretamente relacionada ao tumor (92,5% dos casos), indiretamente relacionada ao tumor (2,3%) e relacionada ao tratamento, sobretudo a quimioterapia e a radioterapia (20,8%).

A boa notícia é que a dor decorrente do câncer pode ser efetivamente tratada em 85% a 95% dos pacientes, por meio de um programa integrado de tratamento sistêmico, medicamentoso e com drogas antineoplásicas (quimioterapia).

Segundo a Dra. Adriane Gori, médica anestesiologista e especialista em Dor, que atende na Neo – Núcleo de Especialidades e Oncologia de Itu, a dor não é parte necessária e nem automática na evolução dos pacientes com câncer.

Qualidade de vida
A médica ressalta que o câncer é uma doença que apresenta crescimento desordenado de novas células, podendo invadir áreas – tecido ou órgão – vizinhas e também crescer em locais distantes da origem, que seriam as chamadas metástases.

“Por isso a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, pois é possível tratar um câncer e até mesmo atingir sua cura sem sentir dor alguma”, enfatiza Dra. Adriane. “No entanto a incidência de dor em alguma fase do tratamento é possível, mas, graças às pesquisas e aos avanços científicos, os pacientes podem atualmente viver livre de dores incapacitantes, com preservação de uma qualidade de vida adequada e digna”.

De acordo com a especialista, quando a dor oncológica não é analisada adequadamente, todo o tratamento pode ser prejudicado, pois o paciente não se alimenta corretamente e não tem um sono reparador, motivos de grande sofrimento emocional para ele e seus familiares. “Tudo isso pode resultar em um grave comprometimento clínico destes pacientes, o que comprometeria muito a evolução e o sucesso do tratamento de uma patologia oncológica”, observa.

A clínica Neo – Núcleo de Especialidades e Oncologia fica na Rua Pernambuco, 632, Bairro Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0272.