Bancada coordenada por Herculano Passos destina R$ 50 milhões para saúde da capital

Emenda impositiva foi anunciada na última segunda-feira, em encontro entre deputados e o prefeito de São Paulo João Doria


 

Sob a coordenação do deputado federal Herculano Passos (PSD), os parlamentares da Bancada Paulista no Congresso Nacional se reuniram, na última segunda-feira (20), com João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo. Na pauta, o anúncio de uma emenda de R$ 50 milhões indicada pela Bancada ao Orçamento de 2017, para estruturação de unidades de atenção especializada na capital.

“Pessoas do Estado todo vão para a cidade de São Paulo para fazer consultas, exames e tratamentos que não existem em seus municípios, e isso acaba onerando a prefeitura. Então nós, como parlamentares do Estado, apresentamos essa emenda, que é impositiva. Ou seja, o Governo Federal é obrigado a pagá-la”, explicou Herculano.

Conforme Doria, a iniciativa da Bancada é louvável. “O Herculano sabe, já falamos sobre isso, São Paulo ‘é a capital do Brasil’, aqui estão brasileiros de todas as origens e é um gesto louvável a destinação prioritária dessa emenda para a saúde, que é o problema mais grave que vive a capital. Obrigado ao Herculano e aos parlamentares paulistas pelo desprendimento”, agradeceu Doria. A mensagem foi compartilhada em um vídeo postado no Facebook do deputado.

Para receber os recursos, a prefeitura precisa apresentar o projeto técnico, que será analisado pelo Ministério da Saúde. “Agora vem a parte burocrática, que tem que ser feita de forma correta. Mas eu tenho certeza que essa emenda será bem gerida com a mesma competência com que o João Doria vem fazendo o seu governo”, afirmou Herculano.

 

Novos encontros

O prefeito aproveitou o encontro para apresentar aos parlamentares um balanço dos seus primeiros 80 dias de governo. Entre as ações realizadas, destacou o Programa Corujão da Saúde, que, conforme ele, zerou a fila de espera por exames no município e já realizou mais de 100 mil procedimentos. Doria também propôs aos deputados e senadores que encontros como esse sejam realizados a cada dois meses, sugestão que foi aceita pelos parlamentares.

 

Foto: Jane Santin