Banco do Brasil fecha agências da região, mas mantém funcionamento em Itu
Medida faz parte da reorganização institucional do BB para 2017. Agência do Plaza Shopping será transformada em posto de atendimento
LUCAS GANDIA
O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou no último domingo (20) um conjunto de medidas de reorganização institucional que prevê o fechamento de agências e um plano de aposentadoria incentivada. Na região, haverá encerramento de atividades em Indaiatuba, Cabreúva e Porto Feliz. Em Itu, no entanto, não haverá fechamento.
Com quase cinco mil agências (4.972) espalhadas por todo o país, o Banco do Brasil quer enxugar a estrutura que tem hoje. Para isso, determinou o fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimentos em todo o país. Com a medida, que deve ser implementada ao longo de 2017, a expectativa do banco é de que haja uma redução anual de despesas de R$ 750 milhões.
Com mais de 109 mil funcionários, o BB anunciou também um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar.
Apesar da redução de agências físicas, o banco pretende abrir 255 unidades de atendimento digital no próximo ano. Com isso, o BB espera passar de 1,3 milhão para 4 milhões de clientes atendidos por esse canal até o fim de 2017.
Impacto na região
Conforme apurado pelo “Periscópio”, nenhuma das três agências de Itu será encerrada. Entretanto, a unidade do Plaza Shopping Itu será transformada em posto de atendimento. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Banco do Brasil, a medida não afetará os clientes, já que o local continuará realizando os mesmos serviços, embora deixe de possuir um gerente geral.
Em Indaiatuba, a agência “Nova Indaiá” será encerrada. Já em Cabreúva ocorrerá o fechamento da agência “Praça Central”. Em Porto Feliz, a reestruturação implicará no encerramento da agência “Coronel Esmédio”. No município de Salto, o funcionamento do Banco do Brasil permanece inalterado.