Biografia inédita do humorista ituano Simplício será lançada hoje no ILI
Livro escrito pelo jornalista Salathiel de Souza e publicada pela Editora Schoba conta a história do responsável pela fama de Itu como “cidade dos exageros”
Itu é conhecida no mundo todo como “a cidade onde tudo é grande”. Essa brincadeira, chamada de “lenda do exagero”, foi uma criação do ituano Francisco Flaviano de Almeida, famoso no meio artístico como Simplício. A biografia do humorista, escrita pelo jornalista Salathiel de Souza e publicada pela Editora Schoba, será lançada oficialmente hoje (23), no Instituto Legislativo Ituano (ILI), às 10h.
“Simplício – Um contador de histórias – Vida e obra de Francisco Flaviano de Almeida” narra fatos importantes da vida do humorista, sua passagem vitoriosa pelos palcos de circos e teatros, nas telas do cinema e nas emissoras de rádio e televisão. Simplício foi um dos primeiros humoristas brasileiros a atuar em rede nacional, no programa “A Praça da Alegria”, veiculado pela extinta TV Tupi.
O comediante passou também pelas emissoras Cultura, Record, Bandeirantes, SBT e Rede Globo. Foi nessa, em 1967, que ele começou a fazer o personagem que divulgava Itu como “a cidade onde tudo é grande” – o que começou como piada mas acabou virando marca da cidade. A “lenda do exagero” foi crucial para o desenvolvimento do município e também causou uma série de polêmicas.
O livro possui 144 páginas e custará R$ 49,90. Durante o lançamento em Itu, a obra será comercializada pelo preço especial de R$ 30,00. Durante a semana, também haverá seções de autógrafo em livrarias de Jundiaí e São Paulo. O ILI fica na Alameda Barão do Rio Branco, 43, Centro.