Bodão: primeiro jogador de Itu a jogar no exterior
José Augusto Cesar Bolognesi é um nome marcante na história esportiva de Itu. Conhecido e respeitado nas décadas de 1960/1970 como Bodão, foi o primeiro jogador de Itu a jogar profissionalmente fora do Brasil.
Atleta de excelente preparo físico, não brincava em serviço e não dava moleza aos adversários. Passou por clubes como Clube Atlético Ituano (CAI) de 1960 a 1962 e Paulista de Jundiaí de 1962 a 1965. Aiunda em 1965 transferiu-se para o futebol canadense, tendo defendido o Toronto Roma, onde foi campeão no ano seguinte. No futebol canadense ficou até 1970.
Zagueiro de respeito, Bodão também teve passagem pelo Boston Tigres, dos Estados Unidos, excursionando por países da América Central. Hoje vive cercado do carinho de familiares e inúmeros amigos, que conquistou dentro e fora dos gramados.
Bodão comemorou a chegada dos 75 anos no último dia 10. Viúvo de Maria Aparecida Botelho Bolognesi, teve os filhos Cláudia, Marcelo e Cecília. As filhas, atualmente, residem no Canadá onde estão, também, quatro de seus seis netos.
A neta Gabriela segue os passos do avô sendo meio campista no futebol feminino da Universidade de Ohio, nos EUA. Já o neto Vinícius é lutador de UFC no Canadá.
A foto (do acervo da Revista Campo & Cidade) que ilustra a matéria é da década de 1960, do Toronto Roma, feita no Varsity Stadium. Bodão é o último em pé, a partir da esquerda. Abaixo dele está Nininho, companheiro que também jogou no Clube Atlético Ituano e Paulista.