Bolognesi: família com o DNA esportivo
O primeiro atleta de futebol profissional de Itu a jogar fora do Brasil foi José Augusto César Bolognesi, o conhecido Bodão. Isso deu-se na década de 1960. Bodão, um vigoroso e bom zagueiro, começou no futebol aos 11 anos, atuando pelo 11 Piratas, cujo treinador foi o conhecido Durval de Moraes, o Mão de Onça.
Profissionalmente, Bodão passou pela Associação Atlética Sorocabana, Clube Atlético Ituano e Paulista de Jundiaí, de onde transferiu-se, em 1965, para o Toronto Inter-Roma, clube do Canadá, onde atuou por alguns anos. Fora do Brasil, jogou também no Boston Tigers, nos Estados Unidos.
No Canadá onde chegou, inclusive, a ser campeão, deixou bonita história e lá está, atualmente, sua filha Cláudia que, tal qual o pai, tem o esporte no DNA. Cláudia é triatleta das mais vitoriosas. Ela, na verdade, começou com natação, passou pelo vôlei, corrida e ciclismo. Hoje é praticante do Triathlon e já disputou mais de 50 provas no Ironman, um sucesso!
Seguindo no DNA esportivo, Cláudia tem nos filhos, Vinny e Gabi, a continuação do legado. O rapaz já praticou karatê, Jiu Jitsu e Muay Thay. Atualmente é lutador profissional de MMA. Já Gabriela, aos 12 anos, conquistou o título na corrida com barreira em Orlando e atualmente joga futebol em nível universitário.
O Periscópio manteve contato com Bodão, que hoje aos 79 anos, está curtindo sua merecida aposentadoria e disse que seu orgulho não cabe no peito, pela carreira que teve, pela família que formou e pela felicidade de ver todos muito bem encaminhados. O mesmo orgulho é definido por Cláudia, que ao dividir seu amor pelo pai e pelos filhos, soma e multiplica esse sentimento!