Busca por pássaro perdido mobiliza cidade de Itu

Léo, que possui registro no IBAMA e anilha, está longe de casa desde o dia 27 de maio. Milhares de cartazes foram espalhados pela cidade (Foto: André Roedel)

No dia 27 de maio, o Léo, uma ararajuba amarela, desapareceu de sua casa, na cidade de Itu e, desde então, uma grande mobilização tem sido feita para que retorne ao lar. De acordo com Fernanda Vinocur, tutora da ave, ela já foi vista em diferentes pontos da cidade e seu “trajeto” tem sido acompanhado por meio de uma planilha de voo.

“Ele já voou mais de 6 km! Desde sábado (03) já distribuímos mais de 20 mil folhetos, estamos com carro de som, drones, cartazes e também já divulgamos nas redes sociais”, conta. São muitas as pessoas que têm auxiliando nas buscas e também possuem curiosidade em acompanhar o trajeto da ave, praticamente em “tempo real”.

“Na atualização que tivemos, na terça-feira (06), ele estava nas proximidades da Santa Casa, ‘Conventinho’ e ‘piscinão’. Estivemos em contato com a Prefeitura, que está nos prestando todo o apoio, assim como o Corpo de Bombeiros para um eventual resgate”, explica Fernanda.

Na manhã de sexta-feira (09), em nova atualização, Fernanda explicou que ele foi visto no Jardim Aeroporto, porém foram feitas buscas e ele ainda não foi localizado.

Também chamada guaruba, a ararajuba é uma ave psitaciforme endêmica do norte do Brasil, ameaçada de extinção. As aves chegam a medir até 35 centímetros de comprimento, possuindo uma plumagem amarelo-ouro com rêmiges verdes.

Quem encontrar o Léo ou tiver qualquer informação que possa auxiliar a família a localizá-lo, deve entrar em contato pelos telefones (11) 99124-2114 ou (11) 99265-2989.