Câmara aprova requerimento para instauração da CEI da Merenda
Além disso, outras duas solicitações foram aprovadas por unanimidade. Proposituras foram marcadas por debates acalorados
A Câmara Municipal aprovou na última sessão o requerimento de instauração da CEI (Comissão Especial de Inquérito) sobre o problema da merenda escolar, proposto pelo vereador Josimar Ribeiro (PTN). Além dessa solicitação, os edis também aprovaram – por unanimidade – um requerimento cobrando informações sobre o asfaltamento da Estrada do Pinheirinho, de autoria de Eduardo Ortiz (PHS), e outro sobre cargos comissionados na Prefeitura, também de Josimar.
Todos os requerimentos foram marcados por muita discussão. O da CEI foi um dos mais acalorados, pois a secretária municipal da Educação Marilda Cortijo esteve presente e não pôde usar a tribuna – o que foi cobrado pelos vereadores que apóiam o atual governo e por alguns alunos presentes.
Na mesma discussão, Givanildo Soares (PROS) disse que a CEI pode respingar na administração do ex-prefeito e hoje deputado federal Herculano Passos (PSD), pois o contrato de fornecimento de merendas com a Nutriplus é o mesmo desde 2012. “Quem assinou o contrato original foi o senhor Herculano Passos, que está inelegível. Eu não assinei nada”, afirmou.
Já Hermes Jabá (PSD) ironizou, questionando quem era o secretário de administração na gestão de Herculano. “O contrato é antigo, mas está sendo administrado por outra gestão. Essa gestão que tem que responder por esse período de 2013 pra cá”, também declarou o vereador. Balbina de Paula Santos (PV), líder do prefeito, então trouxe a notícia de que a Prefeitura iria dar a terceira refeição aos alunos da E.E. “Professor Antonio Berreta” e da ETEC “Martinho di Ciero”.
Josimar aplaudiu a informação. “Fico feliz. Antes mesmo de começar os trabalhos (da CEI) já está tendo resultado positivo. Parabéns aos alunos”, declarou em “Questão de Ordem” o vereador.
Mais polêmica
O requerimento de Eduardo Ortiz, que parecia simples, também gerou muita discussão. Na solicitação, o vereador cobrava informações sobre o asfaltamento na Estrada do Pinheirinho. Correligionário de Ortiz, Matheus Costa disse que o requerimento é oportuno, pois foi alardeado no passado que havia sido conquistada uma verba para a execução do serviço. “Até faixas colocaram naquela oportunidade, dizendo da conquista e do que tinha sido feito, e até hoje nada”, declarou.
Josimar, que foi vice-prefeito na gestão passado, então explicou que houve uma reivindicação da deputada estadual Rita Passos para o asfaltamento de vicinais. Matheus respondeu. “Ela não colocou como uma reivindicação, ela colocou como uma conquista que já estava realizada”, disse.
Em seu pronunciamento, Josimar disse que sempre culpam a deputada pelos problemas, mas não falam das conquistas dela. O vereador também fez críticas ao vereador que o antecedeu. “Isso é muito ruim. Muito feio, eu vejo, para pessoas que querem galgar um posto lá na frente com um pensamento pequenininho desse jeito”, declarou.
Fora do tema
O último requerimento, de autoria de Josimar, cobrava da Prefeitura se houve contratação de mais cargos comissionados de setembro de 2015 até hoje. A solicitação também gerou muita discussão, mas fora do tema: os vereadores acabaram debatendo sobre a mudança da data do pagamento dos servidores municipais.
“Eu acho que os vereadores confundiram os requerimentos, pois tudo que foi discutido aqui não estava no requerimento”, disse Balbina, que trouxe as respostas para a solicitação. (A.R)