Câmara concede título de reconhecimento público ao Quartel de Itu

A Câmara de Vereadores de Itu concedeu na sessão de segunda-feira (21) o título de reconhecimento público ao 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GAC L) “Regimento Deodoro”, o popular Quartel de Itu, que em janeiro próximo completa 100 anos de existência. O projeto, de autoria da mesa diretora, foi muito elogiado pelos vereadores.

“Está de parabéns esse decreto de projeto legislativo”, disse o vereador Wilson da Farmácia (SD), apontando que o Exército Brasileiro é uma grande escola e que, quem o serve, jamais esquece. “Eu parabenizo toda a mesa por esse reconhecimento. Acho que todo cidadão deveria passar pelo Exército”, declarou o vereador Givanildo Soares (PROS).

Giva reforçou que muitas pessoas que não tinham rumo na vida mudaram os conceitos por conta da doutrina do Exército. Ele também disse que a corporação tem que ser respeitada. “Hoje nós vemos as forças públicas serem desrespeitadas. Hoje a pessoa não respeita a polícia. Os marginais não respeitam mais”.

Já Dito Roque (Podemos) discordou da função educativa do Quartel. “Quartel não é para educar ninguém; Quartel é para servir a pátria só”, declarou, explicando que pessoas com problemas com drogas são dispensadas até. Giva rebateu: “Logicamente que a função não é essa, mas ele educa, sim. Os jovens de hoje estão vulneráveis a drogas, a um monte de coisa”. Dito então disse que qualquer lugar que age com honestidade, educa. “Eu quis dizer que lá não é um órgão para educar, só isso. A educação tem que vir do berço, da família”, explicou.

Passada essa discussão, o presidente José Galvão (DEM) pediu a palavra e explicou que o título de reconhecimento foi pedido pela SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu). “A SACI, através da sua diretoria, esteve aqui conosco pedindo para que no dia 7 de setembro, que é o Dia da Independência, nós pudéssemos apresentar esse título”, informou.