“Carna Retrô” leva milhares ao Centro da cidade e é aprovado

Durante os quatro dias de evento, a Praça da Matriz recebeu pessoas de diversas cidades – que aprovaram a folia

De sábado (25/02) até a última terça-feira (28/02), milhares de pessoas compareceram à Praça Padre Miguel (Matriz) para prestigiar o “Carna Retrô”. Durante os quatro dias de evento, os presentes puderam reviver os “velhos tempos” do Carnaval de marchinhas, animados pela Banda Matrix, contando ainda com participações da Ala das Baianas e Encantos da Melhor Idade e a Bateria da Escola Acadêmicos do Vale do Sol.

Com a realização da festividade em um formato diferente dos últimos anos, a Prefeitura promoveu o evento com o intuito de aproximar as famílias da “folia”. Tal iniciativa fez com que, entre milhares de ituanos e pessoas de cidades da região, estivesse na praça o caminhoneiro Wellington de Paula, do Recife (PE), que aprovou a realização do Carnaval ituano. “Está muito bom! Um lugar agradável. Gostei muito daqui. Se melhorar estraga. O ambiente está bem familiar, está gostoso para curtir e ano que vem retornarei de tão bom que está”, disse.

Diversão com respeito é o que o aposentado Manoel Salvador Oliveira viu durante a festa. “A gente pode ver idosos e crianças brincando na mais perfeita harmonia, e é essa a essência do Carnaval. É a alegria, a diversão e é o que aconteceu. As pessoas curtindo e se respeitando”.

Já a professora Andréa Faccioli de Moraes também aprovou o Carnaval, porém gostaria que existissem adaptações. “Senti falta das escolas de samba. Achei ótimo o resgate das marchinhas, mas acredito que para os próximos carnavais dê para adequar. Um pouco de desfile e depois as marchinhas. Mas estou gostando bastante”, comentou.

Sucesso

O secretário de Turismo, Lazer e Eventos Vinícius Salton considerou o evento um sucesso. “Estou muito feliz com a realização do ‘Carna Retrô’. Foi um grande sucesso, a população adorou. Muita família e criança na praça. Era o que a gente queria”, comentou, informando que a folia contou com cerca de 15 mil pessoas nos quatro dias.

A segurança foi um dos pontos positivos da festa. Com acompanhamento feito pela GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar, nenhum incidente foi registrado, segundo Salton. “Nós conseguimos proporcionar bastante segurança para toda a população”, afirma o secretário.

Salton também destacou que o “Carna Retrô” foi realizado sem custos aos cofres públicos. “A gente trabalhou muito pra conseguir um Carnaval a zero custo para a cidade, com patrocínio da Devassa, apoio do Secom, do Grupo Lorenzon e da Arte da Cerveja”, explicou o secretário, dizendo que as vendas na barraca do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) foram satisfatórias. E a Prefeitura já pensa na folia do ano que vem. “Esse projeto deve seguir, mas de uma forma maior ainda”.

Daniel Nápoli

Foto: Sônia Galvão