Carnaval saltense contará com apenas uma escola e não haverá desfile de rua
Desfile dos Bonecões será a grande atração da folia que começa no dia 6 de fevereiro
Devido à redução orçamentária que vem ocorrendo desde o ano passado, o Carnaval saltense de 2016 será diferente. Com o contingenciamento no orçamento e a confirmação da participação de apenas uma escola local, o desfile das escolas de samba que acontecia na Avenida Dom Pedro II não será realizado.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcos Antônio Pardim, a presença de apenas uma escola saltense e os valores elevados para manter a estrutura necessária para o evento foram fatores primordiais para a decisão da não realização dos desfiles. “O desfile de rua não vai acontecer devido ao custo elevado. Para que a gente possa oferecer a estrutura tradicional, com arquibancadas por toda a Avenida Dom Pedro II e as grades de proteção, mais o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), brigadistas e outras ações, o gasto seria superior a R$ 200 mil. E tudo isso seria feito para que apenas uma escola local desfilasse, já que as demais nos informaram que não iriam participar”.
A Prefeitura porém, não divulgou o nome da escola que irá participar do Carnaval e nem a data e o local que a mesma irá se apresentar.
Programação
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o primeiro evento do Carnaval de Salto acontece a partir das 19h do sábado (dia 6 de fevereiro), quando começa o Desfile dos Bonecões que vai passar pelo circuito da Barra até chegar ao Pavilhão das Artes.
Neste ano, assim como acontece em todas as edições, um novo Bonecão está sendo criado para homenagear a senhora Aparecida Marques Alexandre, a Dona Cida, que por anos foi coordenadora da extinta escola de samba saltense, Unidos do Morro e que sempre participou do Carnaval local. Na sequência, a partir das 19h30, no mesmo trajeto, terá início o Desfile do Blocos Carnavalescos. Fechando a noite, haverá shows musicais no Pavilhão das Artes.
No domingo (7), a primeira atração será destinada às crianças com uma matinê que acontece no Pavilhão, a partir das 16h, com muita música e outras atrações. Depois da matinê o palco do local vai receber o show de várias bandas que começam a se apresentar por volta das 17h.
Com início previsto para às 19h, o Carnaval na segunda-feira (dia 8), terá uma série de shows musicais para animar o público na Praça Arquimedes Lammoglia.
Na terça-feira (9), último dia da folia, as atrações começam às 16h, com o Pavilhão das Artes sendo palco do Encontro dos Blocos que irão se apresentar junto aos bonecões. Ao mesmo tempo vai acontecer um show musical e a matinê para as crianças onde a Prefeitura irá promover um concurso de fantasias infantil. Logo depois do Encontro, a partir das 17h, começam outros shows que vão seguir até a noite, fechando o Carnaval 2016 de Salto.