Carregador de carro elétrico: custo para sua aquisição e instalação
No Brasil, poucas pessoas apostam no uso de carros elétricos. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), menos de três mil veículos do gênero são emplacados no país.
Esse número, porém, tende a ser reforçado, seja por unidades de híbridos plug-in (cujas baterias são reabastecidas na rede elétrica), seja por iniciativas que começam a surgir.
Quanto mais a discussão sobre carros e a infraestrutura se amplia, mais gente se interessa e mais dúvidas surgem, como por exemplo, como se faz para carregar o veículo e quanto custa ter um carregador.
Tanto elétricos quanto híbridos plug-in costumam sair da loja com um carregador incluído. Modelos como o BMW i3, por exemplo, podem ser recarregados com esse cabo conectado em uma tomada de três pinos de diâmetro maior, utilizadas em ar-condicionado e máquinas de lavar.
Geralmente, os carregadores não exigem qualquer adaptação na rede elétrica, exceto uma eventual troca do disjuntor, porém, caso você queira um segundo carregador, para deixar em seu escritório ou na casa de veraneio, por exemplo, terá de colocar a mão no bolso.
Carregadores semirrápidos de casa ou trabalho reduzem o tempo de carga para 1h30, funcionando também na rede elétrica normal, mas geralmente com tensão de 220V. Em locais com o padrão 110V, além do gasto com o aparelho, também haverá um custo para instalação.
Em pesquisas de mercado, com quatro empresas, o preço dos carregadores varia de R$ 7 mil a R$ 8,5 mil, com o valor da instalação incluído.