>>CARROS HISTÓRICOS: Ford Galaxie

De 16 de fevereiro de 1967 até 2 de abril de 1983 – totalizando 77.850 unidades –, a Ford do Brasil produziu o Ford Galaxie, então seu sedã mais luxuoso. Para se ter uma ideia, eram itens de série (ar condicionado e direção hidráulica), considerados opcionais até hoje em muitos carros.

O Galaxie é considerado pelos antigomobilistas o carro mais luxuoso do Brasil. Baseado no Ford Galaxie 500 americano, o modelo foi apresentado no V Salão do Automóvel brasileiro de 1966, passando a ser o sonho de consumo da alta sociedade do país. Alcançando velocidade máxima de 150 km/h, fazia 0-100 km/h em 14,9 segundos, o que era muito na época, principalmente pelas suas dimensões e peso.

Em 1969, passando a ser mais luxuoso ainda, ganhou a versão LTD e em 1970 já alcançava velocidade de 160 km/h, fazendo 0-100 km/h em 13 segundos. O LTD foi o primeiro carro brasileiro a ter câmbio automático e o segundo com ar condicionado, sendo responsável por popularizar esses itens no Brasil. Ainda no ano de 1970, o carro ganhou concorrentes fortes, como o Opala Gran Luxo (GM) e o Dart (Dodge).

Então, em 1971, a Ford lançou o LTD Landau, uma versão ainda mais luxuosa, sendo de longe o carro nacional mais requintado. Porém, a partir do início dos anos 1980, com a crise do petróleo, o modelo passou a ser preterido por gastar muito combustível. Ainda em 1980, para marcar a vinda do então Papa João paulo II ao Brasil, foi criado o Landau-Papamóvel, utilizado durante a estada do Sumo Pontífice no país.

Em abril de 1983, com apenas 125 unidades produzidas naquele ano, o Landau deixou de ser fabricado. Em seu lugar, a Ford introduziu o Del Rey, que também fez sucesso, mas não comparado ao Ford Galaxie/Landau, o mais luxuoso carro brasileiro. Apesar de ter saído de linha em 1983, seguiu sendo o carro oficial da presidência da República até 1991. Hoje ainda é um símbolo de luxo, embora, de forma pejorativa, seja conhecido pela triste “alcunha” de Galaxão.