>>> Carros Históricos: Volkswagen SP2
Entre os anos de 1972 e 1976, a Volkswagen do Brasil produziu uma série de carros esportivos batizada de SP1 e SP2. Supostamente “SP” seria abreviatura de São Paulo, mas há fontes que atribuem a sigla à Special Project ou Sport Prototype. Devido à baixa potência do motor, o carro acabou ganhando o apelido de Sem Potência.
Com o mercado brasileiro fechado para as importações, os únicos carros esporte oficialmente feitos no país eram o Karmann Ghia e, posteriormente, o Karmann Ghia TC. O Puma e o Miura chegaram a fazer sucesso, mas eram fabricações independentes.
O carro foi construído na plataforma da Variant, sendo a versão com motor boxer de 1600cc chamada de SP1 e com motor de 1700cc, o SP2. A versão SP2 acabou prevalecendo no mercado.
Quando foi apresentado ao mercado o carro chamou a atenção por possuir um interior requintado, um acabamento de alto nível e várias melhorias em relação ao Karmann Ghia TC.
O SP2 passou a concorrer diretamente com o Puma, mas este levava vantagem por ser feito em fibra de vidro, muito mais leve e isso acabou refletindo nas vendas. O preço também não ajudava. Para se ter uma idéia pelo preço de um SP2 poderia ser comprados dois Fuscas 1300 na época.
Assim, o carro acabou saindo de linha em 1976, com um total de 10.207 unidades fabricadas, sendo que 670 foram exportadas para a Europa. Hoje o carro é valorizado como item de colecionador.