Cartinhas de Natal podem ser adotadas até sexta-feira nos Correios
Os ituanos interessados em adotar uma cartinha destinada à campanha Papai Noel dos Correios podem comparecer até o dia 16 de dezembro na agência central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As agências receberam as cartinhas até ontem (9).
Os presentes devem ser deixados na própria agência. Em Itu, até o momento foram recebidas 356 cartinhas dentro dos critérios, das quais 275 cartas foram adotadas. Restam ainda 139 cartas para adoção. A agência central fica localizada na Praça da Independência, 135, Centro.
São colocadas para adoção as cartas que atendam os seguintes critérios: cartas manuscritas; crianças com até 10 anos de idade; e de qualquer idade, caso sejam portadoras de deficiência física ou mental; cartas que indiquem que a criança encontra-se em situação socioeconômica menos favorecida ou de vulnerabilidade social. Além disso, é selecionada apenas uma carta por criança. Os pedidos de alimentos ou cestas básicas são descartados.
A campanha
A campanha Papai Noel dos Correios já existe há 27 anos e seu principal objetivo é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes. Além disso, os Correios, como empresa pública, contribuem com uma ação social de interesse público, que é a educação, trabalhando a habilidade da escrita, da redação de carta e de como endereçar corretamente.
A entrega dos presentes é feita pelos Correios. O padrinho não tem acesso à identidade ou endereço das crianças. Além de ser uma forma de preservar a identidade das crianças, é uma forma de manter a magia do Natal, pois para a criança, a figura do Papai Noel está por trás dessa entrega tão especial.
O projeto nasceu de forma espontânea entre os próprios empregados dos Correios. Muitos deles se organizavam e adotavam aquelas cartinhas voluntariamente. Com o passar do tempo, essa ação cresceu. O projeto tornou-se corporativo em 1997 e, hoje, é considerado uma das maiores ações de responsabilidade social do país.