Casa da Praça recebe exposição sobre Alice Brill e Célia Bombana
Evento conta com apoio da Acadil e irá mostrar trabalhos de diversos períodos da vida das artistas
A Casa da Praça, espaço cultural da Secretaria Municipal da Cultura, abriga a partir da próxima sexta-feira (12), a exposição “Alice Brill e Célia Bombana – Artes e Mulheres em Itu”, com apoio da Acadil (Academia Ituana de Letras”. No local os visitantes poderão ver trabalhos de diversos períodos da vida das artistas.
A abertura acontece a partir das 20h, e toda a população está convidada a prestigiar a exposição dessas duas artistas que deixaram suas marcas na arte. “São duas mulheres que se destacaram nas artes plásticas e desenvolveram trabalhos juntas. Célia marcante com seus trabalhos que remetem ao patrimônio ituano e Alice com seus batiks e quadros de cores vibrantes”, comentou a secretária de Cultura Allie Marie Queiroz.
Nascida e criada em Itu, Célia Bombana sempre expressou o seu talento combinando arte e patrimônio. Como artista plástica expôs no Brasil e no exterior, recebendo comendas e prêmios.
Alice Brill nasceu na Alemanha e veio para o Brasil ainda adolescente fugindo da ascensão nazista. Influenciada pelo pai que também era artista plástico, Alice destacou-se não somente na pintura, mas também na fotografia.
Em 1946, ganhou uma bolsa de estudos e por um ano e meio estudou em Albuquerque, no Novo México, e na Art Student’s League de Nova York, aprimorando-se em desenho, pintura, escultura, gravura, história da arte, literatura, filosofia e fotografia. Até o fim dos anos 1950, faria da fotografia sua atividade principal. A natureza da fazenda de sua família em Itu também era retrada em suas obras.
Desde sua participação na I Bienal de São Paulo, em 1951, Alice Brill realizou dezenas de exposições de artes plásticas e fotografias, no Brasil e no exterior, e dedicou-se à crítica de arte, sobretudo em artigos publicados e reunidos no livro “Da arte e da linguagem” (Perspectiva, 1988). Também de sua autoria são “Mário Zanini e seu tempo” (Perspectiva, 1984) e “Flexor” (Edusp, 1990).
A Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, Itu. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e aos domingos das 10h às 16h.