Casos de câncer de mama ainda preocupam

Por Felipe Sinhá

O câncer de mama é uma preocupação mundial e em nosso país não é diferente. Em 2020, aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram detectados em todo o mundo. No Brasil, em 2022, foram registrados 66.280 casos, resultando em uma taxa de incidência ajustada de 43,74 casos por 100.000 mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Em Itu, em 2022, o número de casos registrados pela Secretaria Municipal de Saúde foi 44, 10% a mais que em 2021. Em 2023, entre janeiro e agosto, já foram registrados 28 casos. Os pacientes são encaminhados via vaga Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para as unidades de referência em oncologia na região.

O câncer de mama representa quase um quarto de todos os tumores em mulheres, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As regiões Sul e Sudeste do país carregam o peso mais significativo dessas estatísticas alarmantes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais ocorre em mulheres em todas as regiões do Brasil, com taxas particularmente elevadas no Sul e Sudeste.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu realiza um trabalho preventivo com exames frequentes. “Durante todo o ano, a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, trabalha com a prevenção do câncer de mama, realizando 35 mamografias por dia e 26 ultrassonografias de mama por semana. O diagnóstico precoce é o ponto mais importante para o alto índice de cura”, informa a pasta por meio de nota.

A Secretaria também conduz uma avaliação minuciosa dos casos de câncer de mama registrados no município, fazendo levantamento de pacientes que foram encaminhados da Unidade Básica de Saúde (UBS) e para o Centro de Referência da Mulher.

Campanha “Outubro Rosa”:

A Campanha “Outubro Rosa” em Itu conta com um cronograma de conscientização, realização de exames e atividades educativas sobre o assunto. Confira:

Dia 07 de outubro – serão realizadas 50 mamografias agendadas pelas unidades de saúde (agenda de rotina), 25 exames de ultrassom transvaginal agendados também antecipadamente, livre demanda para as pacientes que precisam realizar a mamografia, neste dia será emitida a guia e a mesma já vai sair com o agendamento. Haverá no Centro de Referência da Mulher um dia de autoestima para as mulheres com um café da manhã, reiki, SPA das mãos, massagem relaxante para os pés, quick massagem. Sorteio de brindes. Funcionamento das 7h às 15h.

Dia 14 de outubro – Serão realizadas 50 mamografias agendadas pelas unidades de saúde (agenda de rotina), livre demanda para as pacientes que precisam realizar a mamografia, neste dia haverá emissão da guia e a mesma já vai sair com o agendamento. Haverá no Centro de Referência da Mulher um dia de autoestima para as mulheres com um café da manhã, reiki, spa das mãos, massagem relaxante para os pés. Sorteio de brindes. Funcionamento das 07h às 15h.

21 de outubro – Caminhada do “Outubro Rosa”, realizada pela OncoItu em parceria com a Prefeitura – concentração às 8h, na Praça do Carmo, havendo troca de um quilo de alimento pela camiseta.