Censo 2022 tem início em todo o país

Após dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19, teve início na segunda-feira (1º) a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. A ação realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acontece em todo o país, incluindo Itu, e contará com mais de 183 mil recenseadores visitando todos os 70 milhões de domicílios do Brasil até final de outubro.

Os recenseadores estarão vestindo colete azul marinho, com logotipo do IBGE, além de portarem crachá de identificação. Eles serão orientados a não pedir para entrar na residência, já que tudo poderá ser feito do portão. Além disso, os funcionários seguirão todos os protocolos de higiene, usando máscara e álcool em gel. O morador poderá confirmar a identidade do mesmo através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Neste ano os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário on-line, caso não queira responder a pesquisa presencialmente. Após uma visita inicial obrigatória, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário através de um computador, tablet ou celular.

Segundo o IBGE, serão dois tipos de questionário: o básico e o de amostra. O questionário básico contará com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores, como data de nascimento, escolaridade e renda. O questionário de amostra é composto por 77 questões abordando características dos domicílios, identificação étnico-racial, religião etc. Apenas um único morador responderá pelo domicílio e, levará em média, 15 minutos para responder. Vale ressaltar que todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.

Realizado a cada dez anos, o Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. É por meio dele que saberemos o tamanho da população, características socioeconômicas, idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

Vagas

O IBGE prorrogou para esta quarta-feira (03) o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado no dia 28 de julho. São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo. Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país. Em Itu são 69 vagas restantes e as inscrições podem ser feitas no Paço Municipal (Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro), no andar térreo (Sala do IBGE).

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas. A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados.