Centro de Atendimento Dengue: saiba como funciona o atendimento

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova (Foto: Daniel Nápoli)

A Secretaria Municipal de Saúde implantou, no dia 26 de fevereiro, o Centro de Atendimento Dengue, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova.

O centro é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo amenizar os impactos do aumento do número de casos da doença na cidade, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o Brasil. 

A recomendação é que as pessoas com 12 anos ou mais que apresentam os sintomas da doença procurem pelo serviço para testagem, medicação e atendimento de enfermagem e médico.

De acordo com informações da Prefeitura de Itu à reportagem do Periscópio, ao chegar ao Centro de Atendimento Dengue com sinais e sintomas o paciente passa por triagem e, havendo indicação de acordo com o protocolo, ele é testado. Em caso de exame positivo para dengue, o paciente passa por consulta médica e se houver necessidade inicia a hidratação no próprio Centro.

A Prefeitura destaca ainda que Itu é uma das poucas cidades da região que dispõe de teste rápido para dengue, o que possibilita o diagnóstico precoce e tratamento imediato.

De 26 de fevereiro, data da implantação, até a última quarta-feira (10), o Centro de Atendimento Dengue registrou 4.544 atendimentos, sendo 1.054 dos testes realizados positivos para dengue.

Entre os milhares de atendimentos realizados no Centro de Atendimento Dengue, está o do porteiro Luis Henrique Calegari, de 41 anos. Recentemente, após apresentar sintomas da doença, ele foi ao espaço, local em que teve a confirmação de que estava com dengue.

“Demorei para ser atendido, pois tinha muita gente lá e tinham casos mais graves, mas fui muito bem atendido e recebi as orientações para o tratamento”, explica Luis, que já está recuperado.

Hospital da Criança e UPA

A equipe da Secretaria de Saúde de Itu recomenda que crianças com até 12 anos que apresentarem sintomas da doença sejam levadas ao Hospital da Criança, que funciona todos os dias durante 24 horas, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro.

Além do Centro de Atendimento Dengue, os munícipes também podem procurar por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, na Avenida Nove de Julho, 691, Nossa Senhora Aparecida, e no Pronto Atendimento Municipal (PAM), na Rua Itagiba Vilassa, s/nº, Vila Martins.

Números

Até a tarde de quinta-feira (11), a cidade de Itu registrava 6.637 casos confirmados de dengue e um óbito confirmado pela doença. O município conta ainda com dois óbitos em investigação.

Sobre os óbitos em investigação, um é de uma mulher de 94 anos, que estava internada na cidade de Campinas, e de um homem de 82 anos, com comorbidades, que estava internado na cidade de Salto. Os dois pacientes residiam em Itu.