Chuvas do final de semana causam estragos na região
De sábado (29/01) até o final da tarde de segunda-feira (31/01), Itu registrou, segundo a Prefeitura de Itu, 125 milímetros de chuva. Entretanto, diferente do que ocorreu na região e em outros municípios do Estado de São Paulo, não houve ocorrências graves.
Segundo a administração municipal, foram registradas cinco quedas de árvores e um rompimento de tubulação de águas pluviais. Houve, ainda, de acordo com a Defesa Civil, alguns chamados de munícipes solicitando vistorias em seus imóveis devido infiltrações evidenciadas com as chuvas, porém não houve necessidade de interdições.
Já em Salto, a vazão do Rio Tietê aumentou com a chuva dos finais de semana e, com isso, a água invadiu diversos pontos da cidade, causando alagamentos. Segundo a Guarda Civil Municipal local, pessoas chegaram a ficar ilhadas nos bairros Vila Nova e Pedregulho.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabur foi paralisada na manhã do último domingo (30/01), depois que a água invadiu parte das máquinas. Os equipamentos passaram por limpeza e voltaram a funcionar na manhã de segunda-feira (31/01).
Na cidade de Capivari, a chuva registrada entre sexta-feira (28/01) e domingo fez o rio da cidade transbordar, deixando 23 famílias desabrigadas e aproximadamente 30 desalojadas, provocando uma série de alagamentos. De acordo com a Prefeitura, não há informações de feridos.
A administração municipal de Capivari decretou situação de emergência. Para se ter uma ideia do ocorrido, o Rio Capivari chegou a 3,58 metros, sendo que com 2 metros já há alagamentos. Em Votarantim, entre sexta-feira e domingo, foram registrados 77 milímetros de chuva, sendo registrado de acordo com a Defesa Civil, um deslizamento de terra no bairro Altos da Fortaleza. Não houve registro de feridos.
Em todo o Estado de São Paulo, 24 pessoas morreram por causa da chuva, sendo nove menores de idade (oito crianças e um adolescente). Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 diferentes cidades.