Cinerama | A Longa Marcha: Caminhe ou Morra

The Long Walk, Terror/Suspense, 2025 | Direção: Francis Lawrence | Classificação indicativa: 18 anos | Duração: 1h48 | Disponível para aluguel digital
NOTA: ✪✪✪✪
Uma das maravilhas do streaming é o encurtamento da chamada “janela de exibição”, que é o período de exclusividade de exibição de uma obra em determinada mídia. Antes, os filmes ficavam de dois a três meses exclusivos nos cinemas para somente após esse prazo ir para o home video e, em seguida, para a TV a cabo. Agora, em menos de 45 dias os filmes já vão para os serviços de streaming ou para o chamado “aluguel digital”, como é o caso de “A Longa Marcha: Caminhe ou Morra”.
Baseado em um livro de Stephen King, o filme não ganhou o destaque que merecia enquanto esteve em cartaz nos cinemas. Agora, com a possibilidade de ser ver no conforto de casa, talvez mais pessoas possam conferir essa que é uma das melhores produções de 2025. A trama se passa num futuro distópico em que os Estados Unidos vivem sob um regime autoritário em que uma competição mortal recruta todo ano um grupo de cinquenta jovens meninos para o que eles chamam de “A Longa Marcha”.
Na competição, é preciso andar e andar até o último sobrevivente permanecer de pé. Se qualquer um tropeçar, cair, andar no limite da velocidade permitida ou sentar, recebe um aviso. Após três comunicados, você está fora permanentemente. A regra é clara: se mantenha caminhando, sem parar para não ser baleado enquanto essa prova brutal de resistência é transmitida para milhares de espectadores ao redor do país.
Um dos escolhidos desse ano é o adolescente Ray Garraty (Cooper Hoffman) e, ao lado de um grupo de outros jovens, ele precisa sobreviver para conseguir um grande prêmio em dinheiro e a realização de um desejo de sua escolha. Ao longo do trajeto, os participantes vão criando conexões, inimizades e precisam enfrentar o cansaço e o desgaste mental para chegar ao fim.
A premissa, além de interessante, é totalmente cinematográfica. Algumas tomadas escolhidas pelo diretor Francis Lawrence são bem ousadas e deixam o espectador aflito. Some a isso alguns diálogos muito bem escritos e as atuações potentes de Hoffman e David Jonsson e temos um ótimo suspense, que te prende do começo ao fim. E como extra, “A Longa Marcha” tem a participação do sempre ótimo Mark Hamill em um papel interessantíssimo. Vale a pena conferir.

