Cinerama: Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa
![](/site/wp-content/uploads/2025/01/Cinerama-1.jpg)
Aventura/Comédia, 2025 | Direção: Fernando Fraiha | Classificação indicativa: Livre | Duração: 1h30 | Em cartaz nos cinemas
A versão live-action (ou seja, com atores de carne e osso) de um dos personagens mais amados da “Turma da Mônica” é, simplesmente, “maraviósa”. Em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, crianças e adultos se divertem com as aventuras de um dos caipiras mais conhecidos da cultura popular brasileira, junto com Mazzaropi. Afinal, Chico Bento remete a um saudosismo de um passado no interior que todo mundo já viveu em algum momento.
Na trama, Chico Bento (Isaac Amendoim) descobre que sua amada goiabeira está ameaçada pela construção de uma estrada na propriedade de Nhô Lau (Luis Lobianco). Determinado a salvar a árvore, ele reúne seus amigos e a comunidade da Vila Abobrinha para impedir o projeto da família de Genesinho (Enzo Henrique) e Dotô Agripino (Augusto Madeira).
A trama é simples, igual a qualquer gibi de Mauricio de Sousa. E é nessa simplicidade que o filme se destaca. Em meio a tantas grandes produções e roteiros “cabeçudos”, “Chico Bento” só quer fazer o público se divertir – e consegue muito bem. Ponto para o diretor Fernando Fraiha e, principalmente, para a atuação de Isaac Amendoim. O pequeno influenciador mineiro vive o personagem com maestria, arrancando risadas do público a todo instante. Melhor escolha possível para viver Chico Bento.
E o elenco de apoio também está muito bem, como o Nhô Lau de Luis Lobianco (as cenas dele com Chico são impagáveis) e o divertidíssimo Zé Lelé de Pedro Dantas, ator mirim da cidade vizinha de Mairinque. A ótima Débora Falabella também faz uma ponta como a professora Marocas e dá um charme a mais para o filme. “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” é uma ótima pedida para todos os públicos durante as férias.
Nota: ★★★★