Cinerama | Código Preto

“Código Preto” é mais um filme dirigido por Steven Soderbergh e roteirizado por David Koepp que chegou aos cinemas recentemente – infelizmente está em poucas salas em cartaz atualmente, mas logo deverá chegar no streaming – e ganhou a minha atenção. Não é tão bom quanto “Presença” (destaque na coluna de semana passada), mas com qualidade suficiente para instigar o espectador.

Soderbergh vem se especializando em filmes mais curtos, especialmente por conta de seus trabalhos para a Netflix. Aqui, temos novamente uma produção de cerca de 90 minutos de um gênero que não costuma ter essa minutagem: a espionagem. E com um bom elenco, liderado pela talentosa dupla Michael Fassbender e Cate Blanchett.

Na trama, eles vivem o casal de espiões George e Kathryn, que vivem um casamento tranquilo e apaixonado, respeitando os segredos e as discrições que a profissão exige. Porém, quando alguém parece ter vazado informações confidenciais e perigosas da inteligência, Kathryn é a principal suspeita. A missão de George passa a ser descobrir se sua esposa é a verdadeira traidora, iniciando uma teia de conspiração.

“Código Preto” se beneficia muito do tempo enxuto, indo direto ao ponto. As atuações, especialmente de Fassbender, dão o tom e o ritmo necessário para que tudo flua como Soderbergh espera. Tudo isso com muitos diálogos afiados, característicos de Koepp. Só não é tão charmoso e revolucionário quanto outros filmes de espionagem, por isso acaba não se destacando. De todo modo, um filme que vale a pena ser conferido, especialmente para quem quer boa dose de entretenimento e tem pouco tempo.

Nota: ★★★